terça-feira, 28 de agosto de 2012

XANGÔ



XANGÔ
   








Xangô é o Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil.  É o principal regente dos candomblés do Brasil.
Xangô é o rei das pedreiras, da justiça, guerreiro e verdadeiro.  E é o Orixá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital daquele país.

Xangô rege tudo que é ligado a "Lei e a Ordem" nos fóruns, delegacias, ministérios. Xangô é a decisão, a vontade, a iniciativa. Xangô é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso, a voz do povo, a vontade de vencer. Tem o poder de liderança.
.
Xangô também é representado pela pedreira. É  a rocha, o fogo interior da terra. É a lava do vulcão e é o próprio vulcão. Está presente em todos os lugares rochosos e também muito ligado ao calor do sol. É o justiceiro da Natureza. Saudamos Xangô no soar dos trovões, ali está a sua voz. Xangô rege a bravura, o senso justo e todo elemento rochoso do mundo.


CARACTERISTICAS


 Xangô nasceu para reinar, para ser monarca e, como Ogum, para conquistar e solidificar, cada vez mais, sua condição de rei.
Uma das lendas que mostra bem o senso de justiça de Xangô, é a história de uma conquista, feita pelo deus do trovão.Xangô, acompanhado de numeroso exército. Enfrentou o exército inimigo.  Ao decorrer da batalha, aqueles que caíam prisioneiros dos exércitos inimigos de Xangô eram executados.

Batalhas foram travadas nas matas, nas encostas dos morros, nos descampados. Xangô perdeu muitos homens, sofreu grandes baixas, pois seus inimigos eram impiedosos e bárbaros.
Do alto da pedreira, Xangô meditava, elaborava planos para derrotar seu inimigo, quando viu corpos de seus fiéis guerreiros serem jogados ao pé da montanha, mutilados, com os olhos arrancados e alguns com a cabeça decepada.

Xangô vendo tudo aquilo acontecendo, virou-se em ira que, num movimento rápido e forte chocou seu machado contra pedra, provocando faíscas tão fortes que pareciam coriscos. E quanto mais forte batia mais os coriscos ganhavam força e atingiam seu inimigo.Cada vez que batia o seu machado os inimigos caíam.Vencendo a batalha e aprisionando os inimigos. Muito justo, Xangô,deixou que os inimigos vivessem aprisionados,até que o perdão fosse dado, mas pra os soldados. Quanto aos chefes deles, Xangô ergueu seu machado para o Céu, produzindo tantos raios que aniquilaram os chefes inimigos.




DIA DA SEMANA

Dia: quarta-feira
Data: 29 de junho
Metal: cobre, ouro e chumbo
Cor: Vermelho e branco ou branco e marrom
Partes do corpo: plexo solar, coração e as coronárias
Comida: amalá (quiabo cortado) com rabada
Símbolos: oses (machados), edun ará (pedra de raio), seré.
Elemental: fogo 


COMIDAS DE XANGÔ


Ajebo ou ajébo 

seis ou doze quiabos cortado em rodelas
1 gamela redonda ou retangular
Azeite doce
12 moedas novas(correntes)
Enfeita com doze quiabos.



Para Xangô ayara

seis ou doze quiabos cortados em lascas e batidos junto com claras de ovos, rega com mel de abelha e azeite doce,batido com três clara de ovos até formar um musse, regado com gotas de mel de abelha e azeite doce. Colocado em uma gamela forrada com massa de acaçá. enfeita com bolinhos de milho branco.



Por: Vlatima
E-mail: vlatimavandragan@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário