sexta-feira, 12 de outubro de 2012


BANHO (EBÓ) PARA TIRAR QUIZILAS E 

MALDIÇÕES DE SUA VIDA. 


Este banho, que pode ser chamado de ebó,  é para tirar maldições, pragas e afastar pessoas negativas.
Para fazer este banho, você precisa ter conhecimento de candomblé ou umbanda; se preferir peça para alguém que tem experiência passar em voc~e e descarregar tudo depois nas águas.
Material:
01 Bacia de ágata branca
Águas de cachoeira, bica ou nascente
Um pouco de ervas de Levante
Um pouco da erva sálvia
Um pouco da erva peregun verde
Um pouco da erva quebra mandinga
Um pouco da erva alfazema
Um pouco da erva quebra feitiço
01 vela branca
COMO FAZER:
Acenda a vela branca do lado da bacia de ágata e coloque um pouco da água na bacia, pegue as ervas uma por uma e vá macerando com as mãos fazendo os seus pedidos para o seu orixá de cabeça ou o orixá dos seus caminhos. Peça para te proteger e levar embora toda a maldições, pragas, olho gordo , inveja, miséria e obstáculos que estavam atrapalhando a sua vida. O melhor seria alguém macerar para voc~e , enquanto você faz o pedido; veja bem , tem que ser uma pessoa confiável, pois este banho (ebó)  é jogado da cabeça aos pés.

 “Muito axé para todos e muita luz”


POR: VLATIMA
OU MSN OU TWITTER
CELULAR: (11) 99695-1227 - Brasil 

O QUE É NKISI OU MIKISIS(PLURAL)

 


 

ÁFRICA

Nas lendas dos povos de língua kimbundu,  de origem ao Norte de Angola. O Deus  supremo e Criador, reverenciados por ele é “Nzambi ou Nzambi Mpungu” e  abaixo dele estão os Inkices (do kimbundu Nkisi ou (plural) Minkisi ou Mikisi são os  receptáculos das divindades). As  Divindades da mitologia Bantu,  esse deus corresponde à” Olorun e os Orixás da mitologia Yoruba e do Candomblé Ketu.

 

NO BRASIL

Os principais Mukisi (plural de Nkisi) no Brasil são:
Os “Aluvaiá, Pambu Njila” = Qu são os  intermediário entre os seres humanos e o outros Mukisi(divindades), é ele quem percorre todos os caminhos e encruzilhadas. Sendo uma divindade quardiã, Pambu Njila protege a Inzo (casa). Senhor da fecundação. Em algumas casas de culto a essa divindade, tem  quem afirme a existencia de outra divindade feminina no culto aos familiares de Pambu Njila, sendo ela denominada de “Panjira ou Vanjira”.

Os Nkosi, Hoxi Mukumbe = São os  Nkisi de guerra e Senhores  das estradas de terra.  Os Mukumbe, Biolê, Buré são FAMILIARES desta divindade Nkisi.
Os Ngunzu = São os que trazem as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem no meio das profundezas das matas, onde tem o dominío nas áreas onde o sol não consegue penetrar.

O Kabila = É o caçador pastor,  cuida dos rebanhos de Mutalambô, Também é um Nkisi ligado a floresta.
O Mutalambô, Lambaranguange= É Caçador, vive em florestas e montanhas, Nkisi de comida abundante.
O Gongobira ou Gongobila= Caçador jovem e pescador.
O Katendê = Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.

Os Nzazi, Loango = São o próprio raio, faz a  justiça aos seres humanos.
OKavungo, Kafungê ou Kafunjê, Kingongo, Kafundeji= Nkisi da varíola, das doenças de pele, da saúde e da morte.
O Nsumbu = É o Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Congo.
O Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa ou Hangolo Menha (feminino) = nos auxilia na comunicação entre os seres humanos e as divindades (seu simbolismo é uma cobra).

O Kindembu conhecido como Tempo= É o Rei de Angola. Senhor do tempo e estações. É representado em todas as  casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca.
O Kaiango = Têm o domínio sobre o fogo.
O Matamba, Bamburusema, Nunvurusemavula= Guerreira, comanda os mortos (Nvumbe).

A Kisimbi, Samba_Nkisi = É a grande mãe; Nkisi de lagos e rios.
A Ndanda Lunda =  Didindade aguatica, ele é Nda (do Kibundu) ou Ndanda e nobrissima de Lunda, chamada de Ndanda Lunda = Senhora da fertilidade, e da Lua, muitos a confundidem com Hongolo e Kisimbi.
A Kaitumba, Mikaiala, Koku'eto =  Nkisi do Oceano, do Mar (chamdo de a Kalunga Grande).
A Nzumbarandá =  A mais velha das Nkisi, ligada com a  morte.
A Nvunji =  A mais jovem do Nkisi, Senhora da justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.

O Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Nkasuté Lembá, Gangaiobanda=  Ligado  à criação do mundo.
O Deus supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu = abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, divindades da Mitologia_Bantu. Essas divindades se assemelham a Olorun e Orixás da Mitologia Yoruba, e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.





MITOLOGIA BANTU

 

As referências dos Jinkisi/Akixi e  aos Orixás yorubá mais conhecidos, para  entendermos  estas semelhanças como caminhos de sabedoria e elevação espiritual para todos, e não como individualidades.
No Brasil os cultos que prevalecem nos candomblés Angola, Congo= São os
Os mais velhos trouxeram cantigas, rezas, tudo em Quimbundo e Quicongo (algumas também em Umbundo e outros dialetos). Muita coisa se perdeu até mesmo por ter  a ligação  com as tradições Jeje nagô, que foi em um pouco, prejudicial para as tradições bantu.
Não estou dizendo que um é mais certo que o outro ; o sentido é que,  cada tradição deve ser mantida e respeitada, pois faz parte da história da própria humanidade, de como ter organização, como se desenvolver , nas palavras e de como nos organizamos como sociedade, etc. 
Antes tínhamos um culto primitivo comum que com as distâncias das eras e também geográficas foi se modificando e incorporando novos elementos. Isto, foi muito bom, pois aumentou a sabedoria e elevação espirituais dos povos de várias nações.
Alguns povos bantu chamam o Deus “NZAMBI MPUNGU” de Deus de Sukula outros de Kalunga e outros nomes ainda existem mais codinomes associado a estes.
O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias, em beira de rios, embaixo de árvores, ao redor de fogueiras. Não tem representação física, pois os Bantu o concebe como oincriado, o que representa-lo seria um sacrilégio, uma vez que Ele não tem forma.
No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo.

Origem: Wikipédia

POR: VLATIMA
E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR: (11) 99695-1227-BRASIL

quarta-feira, 10 de outubro de 2012




DEUSAS ANTIGAS

A DEUSA TJI WARA-AFRICANA


Esta é a Deusa africana da agricultura. Invocada para a abundância das colheitas, no ato do plantio. Nos rituais da colheita , ofereciam os primeiros frutos a Deusa em agradecimento com sacrifícios de animais, jorrando o sangue deste na terra em volta da oferenda.

A DEUSA INNA-NIGÉRIA
Esta Deusa nigeriana é da agricultura, protetora das propriedades, defensora contra os ladrões. Em seus rituais usa-se todo tipo de verduras e legumes, como também frutas e flores, cloca-se em volta do pé de uma arvore bem frondosa e bela. Nas Lua Nova e Crescente.

A DEUSA LI-NIGÉRIA
Esta Deusa nigeriana é a mãe das colheitas, sempre invocada para garantir a abundância das plantações. Suas celebrações são na fase da Lua Nova antes dos plantios, oferecendo sementes, grãos, bolos e flores.

A DEUSA HSI WANG UM-(IAÇA)
A Deusa Nutridora, sempre aparecendo  na forma de Iaçá(coqueiro), dando origem ao açaí. A Deusa Nutridora traz prosperidade, abundância e as riquezas da terra. Colocando equilíbrio no  processo de nutrição humano, tanto física, mental, e emocional. Assim, Iaçá traz a dádiva da Nutridora. Qualquer fase da Lua.

A DEUSA ANI- AFRICANA
Deusa protetora das mulheres e das crianças, padroeira da terra e da agricultura, responsável pelos ciclos da natureza e pela fertilidade humana, animal, vegetal. Seu marido o Deus Okuke, era o Deus da virilidade, da fertilidade e do vigor físico.
SUAS PLANTAS SÃO:
Alecrim do mato, vassourinha, dracena, camomila e rosa branca.



POR: VLATIMA
CONSULTAS: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR; (11) 99695-1227

terça-feira, 9 de outubro de 2012


OFERENDA PARA YEMANJÁ





O  Adimu é uma comida muito querida pela mãe yemanjá, em todas as nação do candomblé, não se falta na mesa de uma yemanjá ou bori, feitura, etc. Ela é simples de fazer, mas  deve-se lembrar dos preceitos   para cozinhar para um orixá.
Primeiro tem que estar de corpo limpo, usar roupas brancas, acender uma vela branca, deixando acesa no local onde vai colocar a oferenda até entregar; isto onde você estiver preparando os pratos, sempre é no chão com um pano branco forrado do lado da vela. Vigiar sempre para não deixar as pessoas falarem ao redor, até terminar a comida. Não deixar animais entrar no local em que esta cozinhando, não deixar ninguém fumar ou berber neste local. O respeito ao orixá é tudo.
O Dibó ou Adimu é canjica refogada uma rosa branca. Se oferecer em casa, coloque em  lugar alto, de preferência na cozinha; caso  for oferecer na rua  coloque a oferenda, em um campo, jardim com arvores frondosas, beira de um rio de água limpa, corredeira de uma cachorreira.

Preparação da  oferenda  ao Orixá Yemanjá.
Canjica branca
Canjica branca cozida
leite de coco.
Colocar a canjica em tigela de louça branca, despejando mel por cima, e uvas brancas, se quiser por rosas brancas para enfeitar..


Canjica Cozida
Refogada com azeite doce ou azeite de Dendê, cebola e camarão seco. Este é para entregar em cachoeira ou jardim com arvores frondosas.

POR: VLATIMA
CONSULTAS POR E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
POR CELULAR: (11) 99695-1227 NA CIDADE DE: São Roque/SP- BRASIL