segunda-feira, 27 de agosto de 2012

IEMANJÁ


IEMANJÁ







Mãe "IEMANJÁ" Rainha dos mares e dos Oceanos. Sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, dona da Pérolas. É como mãe de todos Orixás, protetora da família. 
É ela que rege nossos lares. 
Iemanjá é a Mãe que nos educa, nos conduz nos caminhos da vida, nos protege, mas também nos corrige, quando fazemos algo negativo.

Iemanjá  é a família! É o sentido da união, seja ligado, por laços consngüíneos, ou não.
Nas casas de Santo tanto no Candomblé ou na Umbanda, é a única  cultuada, como mãe de todos os Orixás. Iemanjá dá a união entre os filhos de santo e harmonia e paz nos templos , pois é a "Virgem Maria ", "Mãe Santíssima", protetora e eterna Luz de nossas vidas.É a unidade familiar entre pais , mães, filhos dentro da religião, ensinando que" todos são um só e um só é todo".

Em algumas casas de Candomblé ou Umbanda, dizem que, Exu fecunda e Oxum cuida da gestação, é Iemanjá  quem vai receber aquela nova vida no mundo e entregá-la ao seu regente.
Para mim, é Oxala e oxum, que traz a fecundidade, as vezes permitindo a Exu que faça isto, dependendo da filha que gerará essa fecundação.Todas as crianças vindas ao mundo tem o seu ou sua protetora, uns são amparados no nascimento por Oxum, outros por Iemanjá, outros por Iansã, outros por Orixás masculinos e alguns até é de Exu. Isto tem uma importância muito grande nas culturas Afros, mas é certo que será sempre  

Iemanjá é a senhora dos lares que cuidará da família.
O nome de Iemanjá vem de Iyá (mãe), melhor, Iyá, que é Ori (mãe da cabeça) e de todas as cabeças; aquela que gera o Ori, que dá o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar,  viver, juntamente com Oxala.

CARACTERÍSTICAS


 Iemanjá nasceu nas águas, filha de Olokun. Teve três filhos: Ogum, Oxossi e Exu.
O filho Ogum, o guerreiro, filho mais velho, partiu para as suas conquistas. Oxossi, que sempre gostou da caça na floresta, fez dela a sua morada. Exu, o filho problemático (foi expulso de casa, por fazer brincadeiras maldosas e muito agitado, sem parada, até que seus pais não aguentarem mais)e saiu pelo mundo.
Sozinha Iemanjá vivia, mas sabia que seus filhos seguiam seus destino e que não podia interferir na vida deles, já que os três eram adultos.
Comentava consigo mesma:
A Mãe Iemanjá sempre soube que, Ogum nasceu para conquistar. É bravo, corajoso, impetuoso. Jamais poderia viver num lugar só. Ele nasceu para conhecer estradas, conquistar terras, nasceu para ser livre. Exu, que tantos problemas já me deu, nasceu para conhecer o mundo e dos três é o mais inconstante, sempre preparando surpresas, imprevisível, astuto. 
Nasceu para conhecer o mundo. E a mãe Iemanjá  ja sabia o destino de Oxóssi. Ele é alegre, ativo, inquieto. Gosta de ver coisas belas e é um grande caçador.  


Exu, pela atitude má, foi banido para sempre da mesa dos Orixás, tendo como incumbência eterna ser o guardião.
Iemanjá, como uma mãe que sempre gostaria que os filhos perto dela, chorou muito e deste modo, deu origem ao mar, pois ela é a mãe verdadeira e considerada a mãe não só de Ogum, Exu e Oxossi, mas de todo o panteão dos Orixás.


DIA DA SEMANA
Dia: sábado;
Data: 2 de fevereiro;
Metal: prata e prateados;
Cor: branco transparente;
Partes do corpo: cabeça e todos os membros humanos, emoção.
Símbolo: abebê branco.



COMIDAS DE IEMANJÁ

Epó de milho branco
Manjar branco com leite de cocô
Açucar
Acaça (tambem para todos os Orixás)
Peixe da agua salgada ( tainha ou pescada branca)
Bolinhos de arroz
Fruta: mamão


Por: Vlatima
E-mail: vlatimavandragan@hotmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário