terça-feira, 28 de agosto de 2012

TEMPO/ IROKO


TEMPO



Tempo ou Iroko é um Orixá muito antigo,comanda as arvores sagradas e foi o primeiro a descer em terra para  os outros Orixás descerem através de seus galhos e tronco.
Tempo é rege as estações do ano, as mutações climáticas. Pai da maionga, o banho da Nação Angola, ele governa o tempo conduzindo a todos a eternidade.
Tempo está sempre em movimento, ora em Exu ora em Oxalá, ele é o desiquilibrio e equilibrio ao mesmo tempo.
Olorum levou 4 dias para criar o mundo, a cada dia criou 4 Odus, formando 16 Odus.
Quatro são as estações do ano e quatro são os Elementais da natureza, ligado a tudo isto esta o Orixá Tempo, semelhante a Iroko da nação Ketu,nação jeje. O nome Tempo é usado na Angola e Congo.
Sua ferramenta é uma escada, mostrando sempre o crescimento do tempo em nossa volta. É a energia em constante deslocamento nos quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. 


Na Africa a sua arvore é chamada de "amoreira africana", grande e majestosa, no Brasil ela não existe, mas tem a Gameleira branca , onde Iroko habita. Nos terreiros tem as arvores figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga, como morada de Iroko, marcada com um "oja" (laço de pano branco em volta de seu tronco).Os filhos de Iroko são camaradas, alegres, inteligentes.




CARACTERISTICAS


Foi Zambi, pai de Tempo, que  aborrecido, pelo filho reclamar que era muito pequeno, mesmo sendo veloz e astuto, mas muito perturbava seu pai, tudo que ele queria fazer não dava tempo em um dia e reclamava do dia ser tão pequeno.História contada em Angola e no Congo.
Isto durante muito tempo,daí Zambi resolveu que, com o filho sempre foi corajoso e o admirava por isto o deixou responsável pelo:
 Já que você considera que o tempo é pequeno, passará,então,a controlá-lo e administrando o verão, o inverno, o outono e a primavera. Andará, então, pelo fogo, pela água, pela terra e pelo ar. Não terá, mas problemas de tempo. Será,  então conhecido com Tempo e regerá os movimentos da Natureza.

" E Tempo Zará.....e Tempo Zará tempo Ô"


DIA DA SEMANA

DIA: Terça-feira
Cores: Branco, Verde , castanho
Símbolo: tronco
Domínios: Ancestralidade
Saudação: Iroko Issó! Eró!Iroko Kissilé.


OFERENDA PARA TEMPO/IROKO

Com muito respeito, saúde iroko e passe um laço de pano branco em seu tronco.
Acenda 1 vela branca
Pode pendurar uma bandeira branca também.



Por: Vlatima
E-mail: vlatimavandragan@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário