sábado, 25 de agosto de 2012

OBALUAÊ/OMULU


OBALUAÊ / OMULU
   




Obaluaê é  Ayiê (terra), ou seja, “Rei, senhor da Terra”. Omulu também é uma flexão dos termos: Omo (filho). Este Orixá traz a saúde e a doença, conforme os perdidos feitos a  ele. Meu conselho é, como Omulu e Obaluaê são muitos sábios, não abuse em fazer pedidos maléficos, pois Eles podem se revoltarem.

Obaluaê, o mais moço, viril, o guerreiro, caçador, lutador, sempre cuidando da saúde, tanto das pessoas como também dos animais.
Omulu o mais velho, é o sábio, feiticeiro, guardião. Porém, ambos têm a mesma regência  e influência, são ligados pela mesma força da natureza.

Obaluaê (ou Omulu) Orixá da medicina e da varíola, é o Sol, os raios e o calor do astro rei. É o Senhor das pestes, das moléstias contagiosas, depende da força em que estiver trabalhando.. É o Rei do interior da Terra, e é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha – da - Costa). São os Orixás da Misericórdia.

Para os humanos é proibido ver seu rosto, ( é deformado pela doença que o molestou em vida), e por este fato é que  devemos ter muito respeito por  este poderosíssimo Orixá.
Obaluaê sintoniza-se com o organismo e no seu funcionamento. Nas infecções e dores que causam o mal funcionamento dos órgãos ou queimadura externas.

Obaluaê rege a saúde, os órgãos e o funcionamento destes. É comum, nas Casas de Santos, se realizar os Ebós de Saúde, que é feito para trazer a cura ao corpo doente da
Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá que vem como emissário de Oxalá, para buscar o espírito desencarnado. É Obaluaê (ou Omulu) que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquela alma.

Obaluaê está presente em nosso dia-a-dia, em hospitais, todos os locais onde é relacionado com doenças. Sempre pronto a nos curar de qualquer mal ou aflição. Rege aqueles  que tem problemas mentais, perturbações nervosas ou espirituais.






Mitologia


Omulú foi criado por Iemanjá,mas é filho de Nana.
É o irmão mais velho de Ossãe, Oxumarê e Ewá; Orixá  Jeje, mas reconhecido e louvado em todas as nações.
Conta-se que, uma vez esquecido por Nanã, fora criado por Iemanjá, que curou das moléstias. Cresceu forte, desenvolveu a arte da caça, tornando-se guerreiro e viajante.


Quando chegava as aldeias, com o rosto coberto de palha, era barrado pelos aldeões com medo das moléstias contagiosas.
Sempre o expulsavam  quando chegava nas tribos, para pedir água e comida e prosseguir sua viagem. Os aldeões da época o chamavam de Xapanã.


Sempre sozinho, ficava no alto dos morros pensando o que fazer e assim o tempo foi passando. Quando aconteceu um imprevisto nas aldeias, dores e doenças começou a acontecer e Xapanã, vendo tudo, nada fez. Pois era sempre expulso quando se aproximava.
Aos poucos as mortes começaram a acontecer e outros enlouqueciam


Não suportando mais, o dirigente da aldeia,  vendo que Xapanã, que continuava do alto do pequeno morro, foi até ele , atirou-se ao chão e suplicou o seu perdão em nome de Olorun.

Xapanã levantou, desceu até a aldeia e pisou na terra desta, começou a tocar nos alimentos, na água e na cabeça de cada pessoa da aldeia os curando e tocando os mortos , que voltaram a vida. Desde então sua fama se espalhou e em cada aldeia que se aproximava para pedir água e comida , era prontamente atendido e louvado com as palavras”Xapanã, Obaluaê, Rei da Terra”.


“Senhor poderoso da Terra Obaluaê e Omulu”,
“Peço  suas benção e nos de saúde sempre”
“Atoto Obaluaê, Atoto Omulu”
“Grandes Senhores daTerra”
“Atoto”


Características:

Dia: segunda feira
Data: 13 ou 16 de agosto;
Metal: chumbo;
Cor: preto e branco  e ou preto, branco e vermelho;
Partes do corpo: a pele e os pulmões e áreas abdominais.
Símbolos: xaxará ou íleo


COMIDA DE OMOLU E OBALUAYIÊ
Doburu:

Material Necessário:
Milho Alho ( para pipoca ) ou milho vermelho,
Areia da praia
01 vela branca
01 alguidar n° 02


Como preparar:

Numa panela(preferência de barro ou ferro), quente com areia da praia, coloque o milho, quando a areia esquentar o milho vai estourar e já estará pronto.
Por no alguidar e acenda 1 vela branca fazendo os seus pedidos.


Outra receita:

Material:

Feijão Preto
Cebola
1/2 K de Camarão Seco
Azeite-de-dendê
01 vela branca
01 alguidar n° 02

Como preparar:

Cozinha-se o feijão preto, só em água, após coe e coloque em outra panela Um pouco de dendê e refogue a cebola ralada, junto por o camarão. Esta pronto e coloque em um alguidar e acenda uma vela branca, fazendo o seu pedido.


Outra receita:

Aberém 
É um prato típico da cozinha da Bahia.
bolinho feito de milho ou arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. No candomblé, é utilizada como comida-de-santo, sendo oferecida a Omulu eOxumaré.

Outras comidas: 
DE OBALUAÊ e OMULÚ:  feijão-fradinho, bisteca de porco, buruku e Eko
“ATOTO OBALUAÊ”
“ATOTO OMULÚ”


Por: Vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com

O ORIXÁ EXU


EXU 





Exu foi o primeiro filho de Yemanjá e Oxalá , irmão de Ogum e Oxoss
Foi uma criança agitada e sem parada,(elétrico) e gostava de fazer brincadeiras, as vezes um tanto maldosas. Mas não parava e sem dar tranqüilidade aos pais e aos irmão acabou sendo expulso de casa.

Naquela época, havia muita pobreza,as casas eram de barro e distantes uma das outras, onde também eram acometidos por doenças graves como: Lepra,febres amarelas,etc.
Zangado com a expulsão dos pais, Exu ficou sumido durante anos sem dar nenhuma notícia e faleceu, não se sabe com qual idade.

O povoado preocupado com os rituais e pedidos que não eram atendidos, nada  dava certo, resolveram consulta o jogo de Ifá;  todos se assustaram com a resposta que foi dada, por não lembrarem do filho Exu( o primeiro) e ele estava muito zangado.

O Orixá de Ifá ensinou então que, em todos os rituais tem que ser dado primeiro a oferenda para Exu, seguindo os conselhos e saudando Exu.
Consultando o jogo de Ifá, que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas festas; e ensinou que, para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer primeiro a suas oferendas. Desde então, Exu recebe os agrados antes de todos os Orixás, mas tem que obedecer a "Estes".

Exu é dos caminhos, do sexo, do poder sensual; e se encontra em todos os lugares. Ligado com o irmão Ogum (senhor das estradas), segue caminhado e ajudando a quem lhe pede auxilio.
Em seu caminho achou a sua companheira , ou suas companheiras, que é a Pombo-gira, o feminino de Exu.


ALGUNS NOMES DE EXUS(masculinos)

Exu das Sete Encruzilhadas
Exu Pé de Ferro
Exu Veludo
Exu Marabô,
Exu da calunga
Exu tranca rua




EXUS FEMININOS(Pombo-giras)

Pomba-gira Maria Padilha
Pombo-gira Maria Molambo
Pombo-gira Maria Quitéria
Pombo-gira 7 saias
Pombo-giras da calunga

Também é utilizado o nome do Orixá Exu (que nunca pode ser dito a ninguem, apenas o médium tem que saber o nome de seu Orixá Exu).
Isto, mais no Candomble, já na Umbanda usam seus nomes na frente, para não confundir os filhos de santo.

Exu esta mais  próximo dos humanos, observando os nossos desejos, ambições, sexo, na criatividade, é brincalhão, cheio de alegria e otimismo e automaticamente se afeiçoa a nos. Assim foi carinhosamente chamado de “cumpadre”, e nos protege sempre. Atua entre a comunicação ou ligação( se preferir) nos colocando em contato com os Orixás.

Nas religiões Cristãs, Católicas, Exu foi associado ao Satanás (Diabo). À séculos houve perseguições e muitas injustiças, como também na época da inquisição. Exu é a renovação, o amor, a alegria de viver, um Orixá que nos auxilia com amor e ternura e só pede de nós que nunca esquecemos dele, o nosso amor por ele e  a fé.
Nunca se esqueça, por Exu estar sempre perto de nós, ele também, sente-se magoado, quando não é ouvido ou deixado de lado, nunca façam isto. Pois é Ele que abre e fecha os caminhos, nos protegendo e ajudando na prosperidade, nos protege contra inimigos e nos defende com toda a sua fúria.

O dia da semana:

Dia: Segunda-feira
Sincretismo:  Santo Antonio( no Judaico-cristão)
Comemoração:  13 de Junho
Elemento:  Fogo
Símbolo : Tridente
Cor: Preto e vermelho
Metal: Ferro e Bronze
Locais onde tem o seu domínio: Encruzilhadas de 4 saidas ou mais, portões, caminhos e as entradas de casa, comércio, etc.

O QUE EXU GOSTA:

Bebidas: Cachaça e wisky
Fumo: Charuto
Animais: Bode, galinha de angola ou galinha caipira (No candomblé usa-se mais galinha de angola e bicho de 4 patas)
Comida: Pimenta, farinha de mandioca grossa, Dendê , Bife com cebola


Uma receita de Padê de Exu:

Ingredientes:


01 Alguidar n° 3
07 velas pretas
01 pacote de farinha de mandioca crua e grossa
01 vidro de azeite de dendê
01 cebola grande
01 bife grande e bonito
03 charutos de boa qualidade
01 garrafa de aguardente ou wisky
07 pimentas vermelhas

01 caixa de fósforo

Como preparar:


Pegue o alguidar, coloque  no chão, para preparar a farofa para Exu. Dentro coloque a farinha , um pouco de dendê e mexa com as mãos, fazendo os seus pedidos, não deixe a farinha embolada, deixa bem solta.

Após numa panela de ferro (se você tiver) , mas pode fazer em outra mesmo, coloque um pouco de dendê e as cebolas em rodelas refogando-as um pouco, tire e reserve.
Faça o mesmo com o bife, mas passando levemente no dendê quente, assim ele fica meio cru.

Coloque o bife em cima da farofa, as cebolas e enfeite com as pimentas.
Faça a noite, Exu não gosta que entregue de dia na encruzilhada.
Ao chegar na encruzilhada, saúde os exus deste local pedindo licença e coloque o Alguidar em um dos cantos desta.

Abra a cachaça ou wisky, jogue um pouco no chão saudando ”laroiê-Exu”, em seguida acenda os charutos e os arrume no alguidar, acenda as velas em volta do alguidar.
Saia dando 3 passos para trás saudando Exu.Vire-se e vá embora sem olhar para trás.

“LAROIÊ EXU”


Por: Vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com 



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O QUE É O CAMDOMBLÉ COM MAGIA

TOP3

CONHECENDO O QUE É CAMDOMBLE COM MAGIA

Conheça os 16 Odús



Começo as postagens de meu blog com os 16 Odús, porque é de tamanha importância você conhecer qual é o Orixá de seu caminho.
Através deste conhecimento, você terá mais clareza , mais intuição, podendo colocar objetivos positivos na sua vida e saberá como começar a se cuidar contra energias negativas.
A Magia se encontra em todos os caminhos seguidos, basta saber lidar com ela e com o Orixá que irá trabalhar com você.
Futuramente postarei algumas magias relacionadas a todos os Orixás.

Os Odús são igualmente combinado com os signo de Ifá.
São usados para comunicação entre os planos terrestre com o plano 
Espiritual, usando formas de adivinhação e automaticamente conseguindo confirmar quais são os odús que estão positivos e quais os que estão negativos.

Com este conhecimento em mãos, a Ialorixá ou o Babalorixá, consegue consertar a vida das pessoas, assim como tratar filhos de santo em suas missões terrenas.

O odú é o destino traçado pelo "Grande Pai Celeste", Senhor "Oxala" ou "Orumila", sendo um caminho a ser seguido, obedecendo a "Lei do Livre Arbítrio", embora atualmente esta muito defasado este argumento, que tentamos por na cabeça das pessoas. 
Como também é preciso conscientizar a humanidade que a "Lei do Retorno" é veridica, não á nada sobre a Terra que controle esta Lei, criada pelo Pai Divino. É uma forma dos Orixás controlarem as impulsividades humanas, "o que plantar, vai colher no futuro".
Portanto as pessoas devem sempre usar a espiritualidade, os Orixás e Exus, Pombo-gira, para o Bem.
Controlando as impulsividades, raivas, ódios que podem estar relacionadas a resgates de outra reencarnação.


Para saber o Orixá que domina o seu caminho faça essas contas com sua data de nascimento, ex:  se você nasceu em 05/05/78 some= 5+5+1+9+7+8=35=8 então seu odú é 08 = 3+5=8 então seu Odú é 08.

Relação dos 16 Odús: 





1- Exu rege o Odú "OKANRAN": Mostra uma pessoa de personalidade forte, batalha para atingir seus objetivos na vida. Mas deve tomar cuidado com a impulsividade, que pode ser agressiva.
Controle o seu gênio, com meditações e banhos de ervas adequados a você. Por ser muito orgulhoso(a) e verdadeiro(a), não aceita muito bem as criticas das pessoas, podendo , com isto criar inimigos a toa. A dificuldade que você mais enfrenta é que as pessoas não consegue te entender, de um tempo a elas, pense nisto.    







2-Ibeji e Obá é regido por" EJI-OKÔ": Traz uma sinceridade e imaturidade ao mesmo tempo, que lhe deixa inseguro com relação a vários assuntos. Você conquista com facilidade as pessoas e muitas vezes não é reconhecido e recebe falsidades em troca. Acalme-se , isto acontece com todos. Apenas é preciso não se deixar magoar com facilidade e deixe que o tempo cuida dessas pessoas. Não demore muito para pedir conselhos , a pessoas ao seu redor que lhe ama e irão te ajudar.




3- Ogum rege este Odú que é "ETÁ OGUNDÁ":  Você é uma pessoa de grandes batalhas. No profissional sabe fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por ter uma agilidade, perseverança, inteligencia em tudo que faz, as vezes vai tão longe e se esquece que criou vários objetivos e ainda não os concluiu. Nesta hora , claro que você fica inconformado com você mesmo. Faça projetos, sei que serão vários, mas comece se dedicando a um, terminando este, siga o próximo.
 Verá que no final, ficou tudo bem e você conseguiu atingir a maioria dos seus objetivos. Garra e força não te faltarão.  






4- Iemanjá e os eguns regem este Odú que é " IROSUN ": Apesar de ter calma e serenidade, a períodos de tempestades , caso as coisas não saírem de seu agrado. No seu caminho encontrará sempre pessoas confusas precisando de orientação, seja no trabalho, no ônibus, na família e colegas e você trará sempre a estas pessoas serenidade e paz com suas palavras e gestos. O mais interessante deste Odú é que tem enorme tranquilidade em falar, sabendo que esta correto e passa uma energia de paz e alívio aos aflitos, com sua clareza de pensamentos. 





5- Oxum rege este Odú que é "OXÉ": Traz uma Sensibilidade e meiguice própria deste Odú. Você é uma pessoa sincera, mas atenta, pois sabe que não pode confiar tudo a todos. Tem uma moral elevada, com princípios e um pouco de excentricidade. Tem paciência e trabalha muito conseguindo atingir seus objetivos sem grandes sofrimentos. 





6-Xangô e Oxossi, regem este Odú que é " OBARÁ":  É um Odú de sucesso e vitórias no campo financeiro. Observe que você é critico, mas fala pouco, exige muito dos outros no trabalho é bom, mas cuidado com atitudes exageradas. No amor tente compreender melhor a pessoa que esta ao seu lado, porque o seu gênio é difícil, seja mais maleável.






7-Obaluaê rege este Odú que é " ODI":  Sempre mostrando calma e tranquilidade, atinge os seu objetivos, podendo chegar ao sucesso. Parece, para as outras pessoas, não ligar muito pelos que os outros falam ou fazem. Mas isto te incomoda e você não passa para fora este nervosismo. Tente por para fora um pouco , para não te causar problemas de saúde com a idade.




8-Oxaguiâ rege este Odú que é " EJI-ONILE": Você é uma pessoa extrovertida, alegre e falante, gosta de ser o centro das atenções. Por você ser uma pessoa sincera e mostra o que sente e o que pensa, cria algumas inimizades, por inveja. Tente observar mais a sua volta e não fale muito sobre os seus projetos de vida.








9- Iemanjá rege este Odú que é "OSSÁ":  Você esta sempre em busca de conhecimento, sabe que o mundo é um universo de aprendizagem e que não conseguimos aprender tudo em uma reencarnação. Então você, não perde tempo e vai a luta. Não se esqueça de se organizar, pois á tanto que aprender e  pode se esquecer de cuidar do seu local de estudo e trabalho. Também de alguns assuntos de sua vida. Organize-se. 



10- Oxalufã rege este Odú que é"OFUN":  Você mostra na aparência, uma pessoa de caráter forte e bravo, tipo " não se aproximem". Mas quando gosta de alguém é sereno(a) e cativante com o seu jeito de ser, podendo passar ensinamentos a quem consegue estar ao seu lado.




11- Iansã e Exu regem este Odú que é " OWANRIN": Você tem uma agilidade  em tudo que faz, sempre com pressa, agitado(a) e muito corajoso(a). Porque você sabe que pode investir nos seus objetivos que vai chegar a um bom resultado, mesmo que outros achem que não. É de sua personalidade não se importar com os comentários, quanto mais falam , mais você vai em frente conseguindo sua prosperidade.





12-Xangô é quem rege este Odú que é" ELI-LAXEBORÁ": Sua virtude é o amor à justiça. Dedicado(a) a tudo que faz, mas as vezes perdendo a paciência com outros que não estão caminhando corretamente ao seu lado. Seja mais tolerante e tudo será resolvido, porque você tem uma capacidade e inteligência de se fazer ouvir.





13- Nanã e Obaluaê regem este Odú que é "EJI-OLOGBON":  Você tem grande capacidade de se adaptar em qualquer situação. Mas você tem um pequeno defeito, que é fazer as coisas quando você quiser, não aceita ser forçado(a)a nada.Traz a sabedoria dos ancestrais e tem consciência disto, por este fato você esta sempre a frente dos outros.


14- Oxumaré e Ewá regem este Odú que é" IKÁ-ORI ":  Você também traz a sabedoria dos ancestrais. Tem paciência e qualidades que te permitem ter qualquer profissão. É certo que enfrenta muitas instabilidades emocionais e estas lhe causam também um pouco de sofrimento no financeiro. Nunca cai ao chão, sempre se levanta novamente e guerreia encontrando a sua felicidade, tanto no amor como no trabalho. 


15- Orixá Tempo rege este odú que é " OGBÉ-OGUNDÁ": Você tem grandes qualidades e muitas vontade de vencer, mas a sua ansiedade as vezes pode lhe atrapalhar. Seja mais cauteloso, deixe o tempo fluir , tenho certeza , tudo saíra como você planejou.




16- Oxalá e Orumilá regem este Odú que é "ALAFIÁ ": Suas características são a tranqüilidade ,alegria. Consegue sempre o sucesso por sempre trazer  harmonia a sua volta.

Com o auxilio desta soma da data de nascimento, a pessoa conhece o seu odú, mas para saber se esta positivo ou negativo é preciso consultar o jogo de búzios.

Você descobre o orixá de seu caminho, mas para saber os Orixás  que são donos de tua cabeça( de seu Ori) ,a necessidade de orientação e da visão dos Sacerdotes ou Sacerdotisas do camdomblé.
Apesar que em minha linha espiritual, pela clarividência, vejo e confirmo os Orixás da pessoa.
É extremamente gratificante ver os Orixás se apresentarem acima da cabeça da pessoa que esta sentada a minha frente. 
Sempre os "Saúdo", com humildade e simplicidade e fidelidade de coração e alma. Na cabeça ( Orí ) desta pessoa, com a apresentação dos Orixás , eles me avisam o que está negativo, mesmo que esteja jogando, sempre acontece desta forma que vos passo.

Por: Vlatima
Consultas através de e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com