quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OXUMARÊ



OXUMARÊ

   








Oxumarê  é representada pelo Arco Íris, quando aparece é sinal de bons tempos, de prosperidade. É o Orixá da riqueza, do dinheiro. Quem é regido por este Orixá sempre esta bem de vida. É a cobra sagrada Dan,  Orixá da prosperidade, da fartura, do lucro. Oxumarê  esta  presente praticamente em todos os momentos de nossa vida, pois tudo gira em torno do dinheiro.

Oxumarê também é o perder ou ganhar dos homens, a notícia boa ou triste nas finanças. É o elemento das grandes negociações, da aposta. Todo o encantamento de Oxumaré está no tilintar das moedas, no contar das notas. Com uma sabedoria própria para fazer negócios e tudo que toca prospera. Quer ficar bem? Cultue este Orixá, mas sempre para bons motivos, nunca para mesquinharias ou egoísmo.

Oxumarê  é a beleza das cores, traz um colorido aos Céus, quando aparece anunciando coisas boas.  Ficamos em êxtase com a beleza do aro-íris é como o, hipnotismo da cobra, a felicidade do lucro.

CARACTERISTICAS

Sendo  filho de Nana  e irmão gêmeo de Ewá,  Oxumarê sempre foi frágil, miúdo, um pouco raquítico, mas dotado de grande inteligência  e capacidade.
Um dia, viu-se frente à frente com Olokun pai de Iemanjá, que perguntou-lhe como poderia achar pedras brilhantes, preciosas.

Oxumarê  sempre foi consultado , pelos outros , por sua inteligência, onde conseguir pedras brilhantes(preciosas).  O primeiro a perguntar à ele foi Olofum (pai de iemanjá),e Oxumaré ensinou ao senhor dos Oceanos e pediu um pagamento primeiro. Olokum o pagou, ficando surpreso com a resposta, pois as pedras que brilham como,  o sol estavam dentro dos Mares e Oceanos.

Olokun ficou tão feliz que deu a Oxumarê a capacidade de transformar-se em serpente e poder, com a ponta do rabo, tocar a terra e com a cabeça tocar o céu.
Daí Oxumare foi consultado sobre os grandes negócios  dos Orixás. Xangô, que fez dele seu consultor, seus grande conselheiro, aumentando sua riqueza de deus do trovão.
E este poder de se transformar em serpente e ir até o céu, originou uma saudação em forma de Orikí, muito bonito, que diz:

“Oxumarê, ego bejerim fonná diwó”



DIA DA SEMANA

Dia: terça-feira
Data: 24 de Agosto
Metal: ouro, prata mesclado e pedras preciosas.
Cor: amarelo mesclado com verde ou amarelo pintado com preto;
Símbolo: duas serpentes de ferro


OFERENDA PARA OXUMARÊ
 Ovos cozidos
Com azeite de Dendê
Farinha de milho e camarão seco


Por : vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11)99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário