quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NANÃ


   
NANÃ






Nanã esta entre os mundos dos vivos e mortos, existe um portal. É a passagem, a fronteira entre a vida e a morte. Senhora da morte, geradora de Iku (morte).  Nanã é de origem Jeje, da religião da Dassa Zumê e Savê, no Daomé, hoje conhecida com República de Benin. É regente das chuvas, Deusa dos pântanos e da lama.

Mais temida de todas os Orixás. A mais respeitada. A mais velha, poderosa e seria. Nanã é o encantamento da própria morte. Seus cânticos são súplicas para que leve Iku , a morte, para longe.
É a força da Natureza que o homem mais teme. Ela é a Senhora da passagem desta vida para outras, comandando o portal mágico, entre as dimensões.
Nas casas de Santo, Nanã é extremamente cultuada e temida. É ela a mãe da varíola  e se faz presente  quando existe epidemia da doença.

Nanã também está nos lamaçais, pois nasceu do contanto com água com a terra, formando a lama, dando origem à sua própria vida. Em terras da África, Nanã é chamada de Iniê e seus assentamentos (objetos sagrados) são salpicados de vermelho.
Ela é  chuva,  tempestade. Sempre tomava banho de chuva, sem saber que estava homenageando nana, que coisa né, com o passar dos anos descobri, que junto esta sempre Nana, nos limpando e abençoando.

Mas também já presenciei, como vocês, pelos noticiários a ira de nana, não podemos afirmar, mas o poder de Nana é extremamente radical, uma fera se despertarmos a sua ira.
Considerada a Iabá (orixá feminina) mais velha, esta nos rituais  iorubanos, e em todos os ritos do Candomblé e Umbanda. Agrade Nana sempre, para se ter vida. É agradar a morte, para viver em paz. Nanã é a mãe, boa, querida, carinhosa, compreensível, sensível, bondosa, mas que, irada, não reconhece ninguém. O respeito a Nanã nossa Mãe poderosa, Deusa da vida e da morte.




CARACTERÍSTICAS


Tratou sempre de si e dos filhos, de forma nobre, embora tenha sido sempre precoce em tudo.Entretanto, Nanã sempre exigiu respeito àquilo que lhe pertencia. O que era seu mesmo, exigia que todos respeitassem suas propriedades.
Um dia um viajante tentou conquistar as terras de nana, sabia que seria dfícil pela fama que já tinha ouvido falar. Mas  Ogum estava ali apenas de passagem o viajante não sabia que Ogum  atravessava as terras de Nanã. Isto ele não podia evitar e nem o  importava, uma vez que nada o assustava e Ogum nada temia.

Na  floresta, Ogum deparou-se com um pântano, lamacento e traiçoeiro, limite do inicio das terras de Nanã.  Seu caminho, em linha reta, era aquele, por pior que fosse e não importando quem dominava o lugar e quando ia atravessar, ouviu uma voz firme, era Nanã.
Parou à beira do pântano e ouviu; “ peça licença para entrar em minhas terras.”
Ogum ,sempre vitorioso e vencedor em suas batalhas, lhe respondeu que ele tomaria as terras, se lhe impedisse. Nana, novamente disse “Peça licença ou se arrependerá”!.

Ogum não deu ouvido a velha senhora e começou a avançar pelo pântano, atirando lanças contra a velha senhora. Mas, neste exato momento, Nana deu ordem ao pântano para sugar o jovem guerreiro e assim aconteceu , até que, lutando muito conseguiu se salvar da lama, que o tragava.
Assustado, Ogum recuou em silencio, mas não conseguiu atravessar as terras de nana e teve que ir por outro caminho e ouvia nana dizer que ele tinha que aprender a respeitar as coisas.


“Salve grande e poderosa Nana”
“Senhora do pântano e da lama”
“Deusa da vida e da morte”
“com muito respeito peço vossa proteção”


DIA DA SEMANA

Data: 26 de julho;
Metal: latão;
Cor: branco com traços  roxos ou lilás forte.
Símbolo: Ibiri e os brajas


OFERENDA PARA NANÃ

Aberem(milho torrado e pilado do qual é feito um fubá com açúcar ou mel)
mugunzá



MACAXEIRA COM FRANGO

INGREDIENTES

1 LITRO DE ÁGUA
40 PEDAÇOS PEQUENOS DE MACAXEIRA ,MANDIOCA,AIPIM
1/2 CEBOLA MÉDIA ROXA PICADA
4 DENTE DE ALHO
1 PEITO DE FRANGO
SAL
PIMENTA DO REINO
SALSA PICADA
AZEITE-DE-DÊNDE

COMO FAZER

Em uma panela cozinhe os cubinhos de macaxeira e o frango .Por 20 minutos.Deixe a macaxeira com a água e retire o frango,e deixe reservado.
Frite a cebola e o alho com dendê e coloque na panela onde estava a macaxeira ,misture bem e amasse com o socador de madeira.
Desfie a galinha e misture com o purê da macaxeira,bem como a salsa picada.
Após tudo misturado coloque em tigela branca, após enfeite com folhas inteira de salsa.








Por: Vlatima
Consultas através do e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11) 99695-1227 

Nenhum comentário:

Postar um comentário