terça-feira, 28 de agosto de 2012

OXÓSSI



OXÓSSI







É o Orixá   “caçador dos Céus”. É a divindade da fartura, da abundância, da prosperidade. 
Suas ações sempre são de a astúcia, a sabedoria, rapidez.  É um Orixá de glória e de tudo que é belo na floresta e nas matas..
Oxossi também está em todos os dias.  Dentro do culto, ele é o caçador do Axé, aquele que busca as coisas boas para uma Casa de Santo, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
Oxóssi rege a lavoura, a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita para todos. Oxossi, no Brasil, é também associado no lugar de Orixá Okô. Senhor da agricultura, todavia Orixá Okô não é cultuado em terra brasileiras.
Oxossi é a semente, que nasce , cresce e produz os frutos para uma ótima colheita. É a fartura, a riqueza, é a carne que o homem consome.
Oxossi traz o seu encantamento, nos passos de sua dança. Quando ouvimos o ruidos dos animais, o canto  e o revoar dos pássaros, da cigarra, Sempre ali esta Oxóssi. Essa força da natureza, se não for bem cuidado, pode virar em escassez de alimentos e pobreza. então cuidem bem das matas e floresta, da natureza toda, para garantir os benefícios deste Orixá.



CARACTERÍSTICAS


Oxóssi, filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exu, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador sempre conquista o lado feminino. Mas tem seu jeito parado, calmo e sossegado como a maioria dos homens. 
Ogum e Oxóssi , sempre caçavam juntos ,até o dia em que Ogum, resolveu ir para as suas viagens ao desconhecido, o grande "Senhor das Estradas e dos Caminhos", como fez seu irmão Exu.o que havia de melhor na arte de uma caçada e os segredos da mata sempre esteve com Oxóssi.
O nome de Oxossi era Ibô, o caçador.


Sempre foi um Orixá admirado por todos, principalmente por Oxalá,pelo seus esforço e seu coragem.
Como foi sempre um bom caçador e atendia a todos os pedidos que lhe faziam e de um bravura tão grande, Oxalá o batizou de Oxossi, o Senhor da Caça.
Assim sendo, Oxalá ergueu sua mão e desta saiu um facho de luz atingiu Ibô, curando-o de todos os ferimentos, que obteve em uma de suas caças  mais perigosas. Dando a ele trajes azuis turqueza, cor do encantamento do novo Orixá, Oxossi.


DIA DA SEMANA


Dia: quinta feira
Data: Na Bahia é 23/04 , em São Paulo e Rio de janeiro é dia 20/01.
Metal: madeira e bronze 
Cor: Azul Celeste claro ou verde
Partes do corpo: Pernas, cabeça e coração
Símbolos: O ofá (arco e flecha), ogê (um tipo de chifre de boi que é usado para emitir um som chamado Olugbohun e o Iru Kere (cetro com rabo de cavalo, boi ou búfalo, que ele usa para manejar os espíritos da floresta)
Elemental: Terra 




COMIDAS DE OXÓSSI

AXOXÔ
Milho vermelho cozido
1 moranga assada, retirada a tampa e a semente
fatias de coco
Caldo feito com açucar cristal e água, até ficar um melaço
1 alguidar
velas azuis ou verde,( depende do Candomblé ou Umbanda)

COMO FAZER:

Asse a moranga e coloque dentro do alguidar, em seguida preencha com o milho vermelho cozido. Regue com o melaço e enfeite com as fatias de cocô.
Oferece nas beiras das matas ou floresta fazendo o seu pedido



OUTRA COMIDA DE OXÓSSI

7 frutas de qualidades diferentes (menos abacaxi)
1 metro de tecido verde ou azul
1 prato de papel de cor verde ou azul
6 Velas (Isto no candomblé jeje, para eu) em outros e na Umbanda é por escolha de vocês.


COMO FAZER:

Vá até a mata, escolha um local perto de uma arvore bela e frondosa, limpe em volta,( para não por fogo na mata, quando acender as velas).
Estique o pano, coloque o prato no centro e arrume as frutas, deixando-o enfeitado.
Acenda as velas e faça seu pedido. Saúde Oxóssi. e vá embora.




Por: Vlatima
E-mail: vlatimavandragan@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário