sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ORUMILÁ É NOMEADO BABALAWO


ORUMILÁ É NOMEADO COMO  BABALAWO.




No mundo dos Orixás, Obatalá admirava a inteligência de Orumilá.  Obatalá pensou em entregar a Orumilá o governo do mundo e os segredos que governam o mundo e a vida dos homens. Mas quando mais pensava, acabava desistindo,porque Orumilá, apesar de ser justo e perfeito em suas ações, também era muito jovem e a missão poderia ser muito pesada para Ele.
Obatalá resolver testar a capacidade de Orumilá, lhe ordenou que preparasse a melhor comida que pudesse ser feita. Òrúmilá preparou uma língua de touro e Obatalá comeu com prazer. Obatalá perguntou a Òrúmilá, o porque de ter usado a língua.

Òrúmilá disse com humildade que, com a língua se concede àxe, se medem as palavras, pode mostrar a virtude e com bom uso os homens chegam à vitória. Mesmo assim  Obatalá pediu a Orumilá para preparar a pior comida que houvesse.
Òrúmilá lhe preparou a mesma língua de touro. Obatalá, ficou surpreso e perguntou o porque da mesma comida e Orumilá respondeu, com inteligência ; porque com a língua se caluniam as pessoas, se destrói a boa reputação e se cometem as mais indignações.

Obatalá ficou maravilhado com a inteligência e precocidade de Orumilá.
Entregou a Òrúnmilá nesse momento o governo dos segredos e o nomeou como babalawo, palavra que na língua dos Orixás é “PAI DO SEGREDO”.
Assim como Orumilá nos ensinou com esta atitude, que nós humanos possamos aprender e entender melhor as pessoas e as coisas antes de julgamentos precoces, podendo atrapalhar a vida de muita gente. Pensem nisto.

ORÚMILÁ

DIA DA SEMANA
Dia: Sexta-feira e Domingo
CORES: Branco e Marfim
DOMÍNIO: Montanhas, morros , cumes
SAUDAÇÃO: : “Exeu, Epá Oju Olorum”
Oferenda: Arroz cozido com mel

Orumilá não quer seus seguidores se envolvam em ações diabólicas ou na destruição de outras pessoas. Ele avisa que aqueles que tomarem as almas de outros, também pagarão com suas próprias almas ou com as almas de seus filhos e netos. Ele  diz , não tomem asLeis em suas próprias mãos.  Ọrúnmìlá diz que se alguém planeja a morte contra seus filhos, ele certamente fará com que a conspiração não tenha sucesso.
Se seus filhos planejarem a morte ou a ruína daqueles que o ofenderam, Ọrúmìlá não aceitará os argumentos e justificativas de cada filho e se juntará com outros Orixás e determinará o castigo ou punição. Mas se alguém usa o julgamento divino pela lei do retorno, olho por olho, ele perde a justiça de sua causa. 
Ọrúmìlá recomenda que seus seguidores ter o conhecimento de qualquer um que queira planejar o mal contra eles, sua primeira reação será ir ao oráculo a fim de descobrir se a pessoa terá sucesso. Para saber se é culpado pela ação da pessoa ou não.
Ọrúmìlá tem apenas demonstrado para seus filhos que destruir algum inimigo é destruir a si mesmo. Se você aponta um dedo na direção do seu inimigo, os quatro restantes, os quais são em maior número e simbolizando o eco, estão apontando para você. Ọrúmìlá mostra que se alguém que cava a sepultura de seus inimigos, está ao mesmo tempo cavando sua própria. Este é o motivo de que a oração de Ọrúmìlá é para o bem de todos inimigos e também para o bem da humanidade.

"AXÉ"


Por: Vlatima
consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11) 99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário