quinta-feira, 30 de agosto de 2012


IBEJI OU VUNGI

   





Os Orixás crianças, Vungi ( nação Angola, Congo) ou Ibeji ( Nação Ketu) São os Orixá Eres, (Orixá criança). É a divindade da alegria, da inocência, da brincadeira,mas com seriedade.
Divindade muito conhecida no Brasil. São gêmeos e têm o sincretismo de Cosme e Damião e de Crispim e Crispiniano, cultuados em  terras brasileira.

Vungi deve ser bem cuidado em todos os rituais do candomblé, pois caso não for, pode atrapalhar os trabalhos, com suas brincadeiras, atrapalhando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. Vungi (ou Ibeji) é o Orixá da brincadeira infantil a, como crianças tem a ingenuidade da inocência.

Vungi é a brincadeira, a travessura, gosta de imitar os adultos. É também o moleque levado, teimoso, manhoso, mimado, chorão. Vungi e alegria, a felicidade, o encantamento. Companheiros  de logun-edé e Ewá, formam um trio de muita bagunça, de alegria, felicidade e, principalmente, beleza.

Onde tem brincadeiras infantis, lá esta vungi, do jeito que Olorum os criou.
É o Orixá do inicio, é o engatinhar, é o primeiro passo. Vungi é tudo isto e muito mais daquilo que conhecemos como criança. Cada um de  nós estamos alegres, com a energia para cima, cantando, dançando,estamos com eles do nosso lado. É uma alegria irradiante quando sentimos esses Orixás crianças, juntos de nós.

É a mesma coisa das lembranças de nossa infância, que delícia, as brincadeiras e travessuras que , eu aprontava. Adorava subir nas mangueiras e ir até o galho mais alto, para apanhar a manga mais difícil, era como ganhar uma guerra contra exércitos. Daí , eu gritava lá doa alto,para ecoar na fazenda toda; ‘CONSEGUI, VIVA”.kkkkkk.


“Adoro os Vungi, “VIVA”
“Um grande “VIVA” os Eres”
“Um grande “VIVA” aos Ibejis”
“Omi Beijada”




DIA DA SEMANA 

Dia: Domingo e segunda-feira (Ketu e jeju)
Cores: Azul, Rosa e Verde (Claras e coloridas)
Elemento: Ar
Símbolos: 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas
Elemental: Fogo e Ar

OFERANDAS A IBEJI OU VUNJI

Caruru
Cocadas,balas, chocolate
Frutas doces
Bebida: Guaraná
Oferece em um jardim



Por: vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11) 99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário