sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

OS VODUNS DO CANDOMBLÉ JEJÊ




Resultado de imagem para imagens dos orixas do candomblé jeje


Os primeiros negros da tribo Jeje, que chegarão  ao Brasil; foi por São Luís do Maranhão e deste lugar, começaram   a ir  para Salvador na Bahia; e após alguns anos, boa parte deste povo ficou em Cachoeira e São Félix.
Formando uma grande concentração de seguidores do Candomblé Jejê. Nesta trajetória, começaram a se expandir para o rio de Janeiro, amazonas, onde foi as grandes concentrações. Bem mais tarde vieram para São Paulo.


Os Deuses Voduns:

Ayzan = O Vodun  da terra 
Sogbô =  O Vodun do trovão da família de Heviosso 
Aguê = O Vodun da folhagem 
Loko = O Vodun do tempo 
Os vodunses da família de Dan =  são os Megitó.
Os Vodunses da família de Kaviuno :são chamados de Doté(MASC.) e de Doné(fEM,).
Os cumprimentos ou pedidos de bênçãos: 

Os iniciados da família de Dan ; é
“Megitó Benoí?” Responde: “Benoí”.

Os iniciados da família Kaviuno, ou seja, Doté e Doné ; é “Doté Ao?” Responde: “Aótin”.





YEMONJÁ AKURÁ

Resultado de imagem para imagens de iemanja akura
 Esta qualidade vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.

YEMONJÁ ASOGBA OU SOBA







Resultado de imagem para imagem de yemanja soba


É a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Exu, rabugenta, e feiticeira, fala de costas. Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã. Veste branco.

BAIANO ZÉ DO CÔCO

Resultado de imagem para QUEM É BAIANO DE ZÉ DO COCO



Baiano Zé do Coco, quando se sente mais à vontade , gosta de contar um poruco de sua história; sempre gostou de usar chapéu de couro, com um chapéu , só que menor.
Onde zé do cocô sempre escondia um pedaço de cocô, usa um cocô , dentro de uma bolsa feitas de tiras de couro e com alça onde o pai dele colocava o coco com um furo e tampa e dentro deste estava sempre cheio de batida de cocô. Onde o Baiano zé do Cocô ia, levava sua bebida, trabalhando no sertão da Bahia, onde nasceu.
subindo nos coqueiros para pegar os cocôs para ajudar sua mãe à fazer as cocadas, doces e sair para vender assim ajudando os pais desde cedo para o sustento da família.
Zé do Cocô adora festa, cantar, mas no trabalho é sério e exige respeito. Ajuda à todos que precisarem, mas não gosta de maldade; pois ele vive e trabalha no amor de Deus, de Nosso senhor do Bonfim e de todos os Orixas e mentores como ele.

"Salve tuas forças Zé do Cocô"
"Salve sua falange"
"Grande protetor e guardião"
"De todos que com ele estão"
"Salve,eeee. Baiano, Salve"

BAIANO SEVERINO





Resultado de imagem para imagem de baiano severino


Baiano Severino é conselheiro como todos os baianos, trabalha na paz, faz caridade. 
Os baianos nos ensinam a ter paz, melhorar a consciência e disciplina para nossas vidas ser mais alegre , feliz e próspera. Baiano Severino trabalha com vários baianos que tem suas falanges.