quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OSSAÊ


OSSÃE





Orixás das ervas, orixá da medicina, da cura, da convalescença. Mestre do poder curativo das ervas, que proporciona o Axé das plantas , em  qualquer ritual nos cultos africanos.Ossãe é a mágica das folhas.
O homem agride a natureza, derrubando árvores, fazendo queimadas, Ossãe se levanta como defensor, pois ele é a própria Ecologia. Ossãe é a folha,; a árvore; o vegetal; a mata; a floresta,  faz notar sua presença.

Nos rituais do Candomblé o banho de ervas , Abo , é  imprescindível. Tudo  passa no Abô. Desde louças, travessa de barro, moedas, pulseiras, búzios, quartinhas, facas, colheres de pau, gamelas,  que vai se banhar e se purificar pelas ervas. O Abô  é algo que não pode faltar nos rituais, que vai dar o encanto.  É Ossãe que trará a calma, a paz, o encanto, para que todo o ritual fique consagrado.

Ossãe é o  alquimista, o  químico, o farmacêuticos, o Senhor das poções mágicas  e curativas. É o feiticeiro, o bruxo, o medico dos Orixás, conhecedor profundo do segredo de todas as ervas.
É o pai da homeopatia e está presente, também, no cotidiano, pois estamos sempre muito próximos do mundo vegetal. É por isso que não devemos arrancar folhas sem motivos justos; derrubar árvores ou fazer queimada, pois estaremos violando a natureza, ofendendo  esta poderosa força da natureza chamado  Ossãe.


CARACTERÍSTICAS


Ossãe e filho de Nana, irmão de Obaluaê, Oxumarê e Ewá. Sempre foi muito  introvertido, pensativo. Ainda jovem, partiu para floresta , que sempre  o atraiu , lá estudou  plantas, as árvores e aprendeu o segredo das ervas, cuidando dos animais feridos. Sempre que algum outro Orixá precisava de uma planta, de uma erva, devia, em primeiro lugar, pedir autorização a Ossãe, e o senhor do verde.

Xangô, achando que todos deveriam ter o conhecimento das ervas, pediu à Iansã, Senhora dos ventos, que convencesse Ossãe a dividir com os demais Orixás os mistérios e os segredos do uso da planta. Ela, por sua vez partiu para a floresta, sacudiu sua saia e fez gerar uma forte ventania, espalhando as folhas por todo o reino de Oyó e outros.
Ossãe  via suas folhas indo em direção a todos os reinos, sem dizer uma palavra. No fundo, o alquimista sabia que estava dividindo as plantas, as espécies e nada podiam fazer diante da  forte ventania.

Na floresta, Ossãe lamentava o vento que espalhara suas folhas mas, intimamente, sorria;  de que adianta as folhas, sem o segredo?  sem o mistério? De que adianta possuir o ingrediente mágico, sem o poder de gera a magia?
Ossãe continuou o mestre das ervas, ficou com Ossãe o segredo e a forma de encantá-la. De nada adiantou terem as folhas, se não sabiam usá-la ou aplicá-las. Para isso, continuaram a depender de Ossãe que, sabendo perdoar, continuou a curar, a dar receitas para gerar o encantamento, pois nada podia ser feito sem as ervas. Nenhum ritual daria certo sem o encanto  das folhas, como até hoje.


“ Sem folha não há orixá, não há o Axé!”
(Kosi ewe, kosi orisa, diz o ditado iorubano)


DIA DA SEMANA

Dia: Quinta feira
Data: 5 de Agosto
Metal: Estanho
Cor: Verde e branco
Símbolo: Ferros com sete pontas com um pássaro

OFERENDAS PARA OSSAÊ

Fumo
Mel
cachaça(otin)
milho vermelho
espigas regadas com mel.


Por: Vlatima
Consultas através do e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11)99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário