terça-feira, 28 de agosto de 2012

OBÁ


OBÁ





Obá é uma Orixá guerreira, considerada até como uma Iansã velha. Senhora do rio Obá, na Nigéria,  rege a batalha os conflitos. Mulher de Xangô.
Obá está ligada às enchentes, às cheias dos rios, às inundações. 
Também está presente nos coriscos, poder que lhe foi dado pelo marido Xangô, poderosa , sábia  tem ligação com a eletricidade. 

Obá , na humanidade, rege a desilusão amorosa, a tristeza, o sentimento de perda, o ciúme, a incapacidade do homem de ter aquilo que ama e deseja, a depressão, o sentimento de abandono.

Nas  lendas dos Orixás, Obá foi enganada por Oxum, que a levou a corta sua própria orelha para oferecer a Xangô, Ele, num gesto de repugnância, expulsou-a de seu reino. Sofrendo pelo abandono e sem esperança de ter seu marido de volta, ela rege estes sentimentos.
As enchentes e transbordamentos dos rios são as lágrimas de Obá.
Obá "Nossa Orixá Guerreira".


CARACTERÍSTICAS 


Banida por  Xangô, Obá se transformou numa guerreira poderosa e perigosa. Com grande beleza física, traz a coragem e orgulho das vencedoras, porque se levantou, após esta traição.

Ogum, sabendo da invencibilidade de Obá, quis confronta-la, mandou que seu mensageiro fosse avisar a Obá.E destemida e corajosa como sempre ,aceitou este combate.

Ogum chegou primeiro e montou uma armadilha para derrotar Obá. Mandou que seus homens triturassem uma grande quantidade de quiabo e passassem pelo chão. Assim, Obá não conseguiria ficar de pé e seria facilmente vencida.
Quando a hora chegou, os dois estavam presentes ao campo de batalha. De um lado Ogum, o guerreiro violento e imbatível. Do outro, Obá, a guerreira bela e invencível. No meio, entre um e outro, a armadilha preparada por Ogum.
Foi Obá que tomou a iniciativa. Partiu para cima do adversário, sem perceber o quiabo espalhado pelo chão. O tombo foi imediato. Obá não conseguia firmar-se de pé,quando Ogum foi até ela, com a espada em punho, com  rapidez Obá, puxou Ogum para si, fazendo com que o guerreiro também escorregasse e caísse em sua própria armadilha. Lutaram em si, sem armas e tentando ficar em pé. Isto durou horas, pois nenhum dos dois queria dar o braço a torcer e perder a batalha. 
Lutaram até a fadiga total e declararam um empate. Não havia vencedor nem perdedor. Ogum, o invencível, não conseguiu vencer Obá, Por sua vez, Obá não conseguiu derrotar o poderoso Ogum.
Concordaram entre sí, um respeitar a força do outro, pois são verdadeiros guerreiros. 

DIA DA SEMANA

Dia: quarta-feira
Data: 30 e 31 de maio
Metal: Cobre
Cor: marrom-rajado
Partes do corpo:  orelha e junto com Ewá, protege os pensamentos positivos.

Símbolos: ofangi (espada) e um escudo de cobre.
Elemental: Ar 


COMIDAS DE OBÁ

ABARÁ 
feijão fradinho cozido e feito bolinhos enrolados em folha de bananeira.
Amalá ( com quiabo picado) ou Caruru, também comida de Xangô, Iansã, Obá e Ibeji.

AMALÁ
Quiabo cortado
Cebola ralada
Pó de camarão
sal
Azeite de dendê ou azeite doce

COMO FAZER:

Junte todos os ingredientes e faça bolinhos e frite no dendê ou no azeite doce.
Oferece em uma gamela forrada com acassá.



 Por: Vlatima
E-mail: vlatimavandragan@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário