domingo, 28 de outubro de 2012

O QUE É ÀBÍKÚ



ÀBÍKÚ




ÀBÍKÚ É UMA PALAVRA DIVIDIDO EM TRÊS PARTES, QUE FORMAM O ÀBÍKÚ, QUE SÃO:

A     –     Aquele(a) que possui o poder
Bi    -     O nascer
Ikú   –     A morte

Os antepassados associarão alguns tipos de mortes , sendo um Àbíkú , como: abortos que, mesma mulher faz várias vezes, partos com morte da criança recém-nascida, mortes de adolescentes, quando são repentinas. São  acontecimentos ligados aos Àbíkú.

Na Tradição se diz que é “nascido para morrer”, sendo relacionados a crianças e adolescente que morrem antes dos pais.

Há dois tipos de àbíkú:
O primeiro é portanto, dois tipos de àbíkú: o primeiro, Àbíkú é chamado de  “omode”, associado as crianças.
O segundo Àbíkú é chamado de Agbá, associado a jovens e adultos que morrem antes dos pais.
Na Tradição é chamados de Aqueles que chegaram ao Aiyé(mundo físico) e voltaram logo para Orum(mundo espiritual.
Assim renovando sempre o Aiyé e consagrando mais ainda o culto aos nossos ancestrais.
A explicação lógica é que Este veio ao Ayé, simplesmente para pagar algo de outra reencarnação, perdendo esta; e renascendo em outra reencarnação futura, dentro dos cultos ancestrais na África; numa tradição religiosa chamado de Oboni.

Acontece muito de os babalorixas e Yalorixas, verem através do búzios estas reencarnações. Como também com o Opele-ifá ou Fatê-ifá (peneira). Mostrando a sua ancestralidade e o  caminho que você tem nesta reencarnação,
ancestralidade e a posição que você ocupa porque, sendo confirmada esta ancestralidade dentro do culto de àbíkú, receberá o nome de Emurê.





Muitas vezes o àbíkú esta relacioando com a negatividade, principalmente em mulheres que fazem vários abortos. Poprque estes àbíkús trazem tanto a energia da vida e a da morte em seguida. Horrível. NE?

Por mal entendimento essas mulheres, deviriam ver o mundo negativo e abismo que estão se formando em volta delas, nada flui para frente, tudo é instável, a vida não acontece com prosperidade, sempre na dificuldade; precisando de um tratamento sério e difícil.
Nos Templos do Candomblé ou na Umbanda, estes àbíkús são tratados com a força das Iyámins e dos Eguns, para neutralizar esta negatividade; por isso digo a vocês, que é um tratamento forte e difícil, mas necessário, para quem sofre com os Àbíkú. Geralmente se faz um bori e obrigações anuais, para controlar esta negatividade que traz em sua vida.
Nunca pensem que isto já é curado com o primeiro Bori; a necessidade de um tratamento e dedicação de longa data. Fazer e parar é a mesma coisa que morrer.



POR: VLATIMA
E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
E-MAIL: wandragan@globomail.com
MSN OU TWITTER
CELULAR: (11) 99695-1227

22 comentários:

  1. Oi. É verdade que um abiku não incorpora, não recebe nenhuma entidade? Se isso não tem nada a ver, como eu posso me acostumar com a ideia de ver uma pessoa de quem gosto tanto receber uma entidade qualquer sem que eu me preocupe com isso, fique assustado? Pergunto porque não entendo desses assuntos, e estou me relacionando com uma pessoa que é abiku e que diz que abiku não incorpora. Só que essa pessoa ficou sabendo que incorpora sim, e ela, no centro que frequenta, tem sentido cada vez mais as vibrações, as pernas tremem, mas ainda está nessa fase. Eu confesso que eu tenho medo, pois já falei para essa pessoa das experiências nada boas que minha mãe (que não era abiku) tinha quando incorporava. Quero não ter esse medo, mas tenho, até porque vejo as pessoas (como minha mãe), completamente alheias ao que está acontecendo com elas quando incorporam, e depois que passa, é como se nada tivesse acontecido, pois não têm lembrança alguma do ocorrido. Estou vendo a hora que meu companheiro vai chegar para mim e dizer que incorporou: quero ficar feliz por ele, pois gosto muito dele, mas confesso que terei muito medo, pois só de pensar que isso pode acontecer quando estivermos só ele e eu, confesso que não gosto muito da ideia. Até já falei para ele que prefiro não saber quando acontecer, mas eu tenho que entender, pois é a missão dele. Por que quem incorpora fica completamente alheio ao que está acontecendo? Confesso que só de estar escrevendo este texto já estou sentindo muito medo, pois toda hora imagino a cena que sinceramente prefiro nem imaginar. Se alguém aqui puder me ajudar com as respostas necessárias, vou agradecer e muito, pois quero saber como agir sem medo, quero ficar feliz de verdade por ele sem medo. Desculpe o texto longo.

    ResponderExcluir
  2. Itens Enviados
    Jota , eu sou vlatima. Os Abìkús tem uma mediunidade avançada por isso correm o risco de falecer cedo, caso não for tratado devidamente, feito Ebó e outros preceitos e esta pessoa segue no caminho espiritual dentro do centro que cuidou dele9a) e pode incorporar sim. Após os cuidados é feita à cabeça dos Abìkús, eles deitam para o orixás deles para seguir a missão que tem em terra. O problema é antes de cuidar que os Abìkús tem muitos problemas de saúde, tremors como parecendo incorporação, mas pode ser qualquer espirito pagão perturbando eles; pois são muito fortes e difíceis de cuidar. Todos os Babalorixas e yalorixas tem um preceito sério e secreto para curar e encaminhar a pessoa na vida terena e espiritual para viverem muito e completar a missão na Terra.
    Agora deixar incorporar em casa sem estar no centro, isto deve ser cuidado rápido... conselho vão falar com o mentor da casa espiritual para ver os cuidados de deve ser feito. Daí sim ele(a) só vai incorporar no horário e dias de trabalhos. Apenas à axcessão com todos os médiuns de poucos ou mais anos de santo que se a entidade tiver que dar algum recado para alguem da casa: tipo familiares, amigo ou parceiro no amor, esta virá falará o que precisa e vai embora normalmente e não é com frequência. Sómente terá incorporações nos trabalhos espirituais no dia e horário das giras, para doutrinar e terem obediência a dia e horário para trabalharem. ok. Espero ter ajudado. Muita luz. Vlatima.........................................................................Itens Enviados
    É você Rodolfo que esta fazendo estas perguntas? você já sabe das respostas. Não precisa usar outro nome ok.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Daniela , descobri semana passada que sou de Abiku em um terreiro em Salvador , seladora jogou e me disse na hora não entendi nada ,bom tenho bronquite ,asma ,alergia no sangue,sinusite repetitiva ,tenho uma deficiência no braço direito um lindíssima congênito e não tenho o dedo do meio ,já fiz 5 cirurgias no braço a última 27/01/17 esta com uma lesão no nervo unar ,e outras coisas .
    Tenho 38 anos minha família são de candomblé mas já falecidos minha mãe é feita mas não pratica.
    Minha pergunta é com a idade que tenho é possível ser abiku ?
    Eu frequento a Umbanda a 5 anos mas nunca me cuidei em relação a isso .

    Desde já agradecida

    ResponderExcluir
  4. Daniela se você era ima Àbikú que até os 7 anos tem que fazer ebós e deitar é porque seus mentores são fortes e estão te segurando até agora. Outra coisa o que esta te segurando é que você esta frequentando a Umbanda regularmente e esta passando nas giras de cura. Mas depois de nascer com o uma Abikú bvoce pode gter virado uma "Omodé" : que é adolescente vive até mais ou menos os 18 à 19 anos e morre. Então me diga quantos anos voc~e tem, porque pela minha clarividência vejo você , morena clara cabelos meio liso, agora passa chapinhas , cor clara , olhos castanhos e corpo magra não muito alta estatura média e aparenta ter 23 anos ( chuto a idade pela aparencia ta), então é voçê? qtos anos tem?


    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de entender um pouco mais sobre abiku. Seria tbm uma mulher que morre no parto e a criança sobrevive? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine não tem nada à ver se a mãe morre no parto e por isto a criança possa ser um Abìkú..ok. isto depende de vários problemas espirituais, mas não com morte da mãe no parto ok.Muita luz...vlatima

      Excluir
    2. Sou abiku, se eu nao tratar eu vou morrer? E se eu preferir isso?

      Excluir
  6. É a "Lei do Livre Arbítrio", cada um escolhe o seu caminho. Mas digo, você virá na outra reencarnação como "Àbikú" novamente até aceitar a sua missão. Muita luz. Vlatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou aqui pq pesquisei no Google sobre crianças laçadas, eu sou uma, quando pequena tive um problema nos meus rins que quase pararam estive entre vida e morte assim dizem meus pais, tempo depois tive anêmia, e agora com 20 anos descobri que tenho diatebes mellitus, muitas crises de ansiedade acredito que por conta do diabetes, bom eu não entendi muito bem sobre o assunto alguém pode me ajudar
      Não sei se terei respostas pq esses posts são de 2017
      Mas se alguém ver me ajude !!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sou uma pessoa que me indentifiquei demais com Abiku, nunca tinha ouvido falar, até que agora mesmo com pesquisar e achei tmb aqui, por TD que foi dito, me sinto um Abiku, porém tem algo além que me salva, me liberta, mais logo acontece algo, em relação a acidentes o último calhou de ser na mesma data que minha mãe morreu depois de 3 anos, senti que algo me livrou novamente, ainda estou pagando por prejuízo financeiro e já tomei várias porradas em relação a isso, minha vida toda sempre foi um mistério, o que sugere?

    ResponderExcluir
  9. Ola Paula! você ja deve ter conhecido várias filosofias religiosas para procurar uma resposta sobre sua vida. O meu conselho é direcionar sua vida em uma área religiosa para estar sempre se cuidando e alinhar seu canal divino com os mestres ascensionados, nisto terá mais proteção e visão de como se cuidar sempre ok. abraços. Vlatima

    ResponderExcluir
  10. OLÁ! ESTOU VIVENDO UM MOMENTO CONFUSO EM MINHA VIDA,DESCOBRI HÁ ALGUNS DIAS QUE SOU ABÍKÚ SENDO QUE TENHO NO SANTO QUASE 30 ANOS, ME PERGUNTO COMO PODE SER. AINDA NÃO ENTENDO MUITO. POIS, NASCI DENTRO DO NAGÔ, VIM DE FAMÍLIA DE CANDOMBLÉ, ONDE HOJE APENAS EU E MEU FILHO QUE VIVEMOS,MUITOS JÁ MORRERAM, OUTROS ESTÃO EM OUTRA RELIGIÃO. PASSEI POR MUITOS ABORTOS, DOENÇAS, PERDI UMA FILHA AO NASCER, FUI ENGANADA POR VÁRIAS VEZES DENTRO DO CANDOMBLÉ. HOJE ESTOU AQUI, CONFUSA SEM SABER O Q FAZER.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Vlatima. Estou tão confusa, descobri por esses dias que sou abíkú. Sendo que já sou iniciada no nagô há mais de 25 anos. porém me afastei e há um ano voltei. Porém, ao ir um ilê fui reiniciada, desta vez traçando as folhas.Muitas coisas começaram a me incomodar lá e decidi procurar ajuda, foi qd descobri o q sou e vim entender o pq de tanta doença, sofrimentos e decepções em minha vida. Vários abortos, perseguições espirituais, feiturias erradas, enfim. Hoje estou eu aqui perdida, sem saber o que eu verdadeiramente tenho que fazer.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, crianças que são imperativas , autista que tem convulsões pode ser abiku ??

    ResponderExcluir
  13. Fiquei grávida aos 16 anos,durante a gravidez eu não conseguia sentir que minha filha ia viver, minha mãe sonhou 6 vezes que estava grávida e seu nem em morria, com 8 meses de gestação tive um descolamento de placenta, fiz o parto as pressas e minha fila nasceu e morreu após 5 dias. Tenho 34 anos, é possível eu ser um abiku, ou mãe de abiku?

    ResponderExcluir
  14. Descobri ser abiku com 50 anos sempre sofri com infermidades

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Descobri ontem com um cartomante que pela leitura do meu mapa para saber meus ciganos que sou um Ariku. Tenho 52 anos. Precederia? Vocd que d vidente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procede sim. Em nossos tempos oa Abikus tem vivido mais, por alguns segredos que não se pode abrir. Também sou Abiku e não me levem a mal, mas tenho muita gratidão por fazer parte deste reino...

      Excluir