segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AS NAÇÕES DE CANDOMBLÉ: JEJE, KETU E ANGOLA



AS NAÇÕES DE CANDOMBLÉ:

JEJE, KETU e ANGOLA





Os iniciados da fusão das Nações Jeje e Ketu: é “Okolofé”, responde : “Olorun Kolofé”.

Os culto desses voduns cresceram no antigo Dahomé.
Muitos desses Voduns não se fundiram  e desapareceram.
O culto da serpente Dãng-bi é um exemplo, pois ele nasceu em Ajudá, foi para o Dahomé, atravessou o Atlântico e foi até as Antilhas.

No Candomblé Jeje Mahin:

Temos a hierarquia, do povo da terra, ou os voduns Caviunos, que são os voduns Azanssu, Nanã e Becém.
O vodun Ayzain que vem da nata da terra(em cima da Terra):

É o vodun protetor da Azan(esteira), em Jeje. 

Gans-Crus,  Zenin ou Zani e  o Zoklé = Vuduns da Terra.

Loko = vodun da Terra, também.
Muitos ligados  aos astros e a família de Heviosso, onde é encontramos, também, a família de Caviuno, porque Loko é árvore sagrada; é a gameleira branca, Grande Templo da Nação Jeje.

Os filhos de Loko = são chamados de Lokoses.
Ague, Azaká é também um vodun Caviuno.

 

Na família Heviosso é  Badë, Acorumbé=  filho de Sogbô, chamado de Runhó.

A família Mawu-Lissá = é como o orixá Oxalá dos yorubás.

 

A fampilia Sogbô = tem ligação com o Orixá em Yorubá, Xangô, e  com o filho mais velho do Deus do trovão que é Averekete, que é filho de Ague e irmão de Anaite.

 

Família Anaite = é uma outra  que viria da família de Aziri, pois são as Aziris ou Tobosses que eram as Yabás dos Yorubás, achamos assim Aziritobosse.

A palavra Ewe-Fon, a casa do candomblé da nação Jeje chama-se:

Kwe = “casa ”. A casa matricial em Cachoeira e São Félix chama-se Kwe Ceja Undé.

Toda casa Jeje, teria que ser  afastada das ruas,por depender das matas, cachoeiras, animais, sendo construídas dentro das florestas, onde exista espaço, para as  árvores sagradas e rios. Sendo este espaço Sagrado chamado de “O Grande Sitio”

 

No vocabulário Ewe-fon:

Kwe = casa

Runpame = Fazenda

 

No Maranhão, existe o culto às divindades como Azoanador e Tobosses e vários Voduns onde a “sacerdotisa” é chamada Noche(Fem.) e o cargo  Toivoduno(Mas).

 

No Brasil, tem a casa “Kwe Ceja Undé”, em Cachoeira de “Roça de Baixo” foi fundada por escravos como Manoel Ventura, Tixerem, Zé do Brechó e Ludovina Pessoa.

Ludovina Pessoa era esposa de Manoel Ventura, que no caso africano é o dono da terra.

A roça de cima, do Jeje Mahin, também é em Cachoeira é próxima do Jeje Dahomé.

 

 

 

No Candomblé do Engenho Velho ou Casa Branca,as ajoiés são chamadas de ekedi(Jeje).

No Gantois = são chamados de “Iyárobá”.

Na Nação de Angola = é chamada de “makota de angúzo”. 

 

ABIYAN: Dentro dos cultos afros-brasileiros; significa “aquele que começa a trilhar os caminhos”.

Um Abiyan recebe o bori(iniciação), colar de contas e dependendo da sua evolução, pode ser assentado o seu Orixá.

 

 

LINGUAGEM EWE




esin = água
atinçá = árvore
agrusa = porco
kpo = pote
zó ou izó = fogo
avun = cachorro
nivu = bezerro
bakuxé = parto de barro
kuentó = kuentó
yan = fio de contas
vodun-se = filho do vodun , iniciados da Nação Jeje
yawo = filho do vodun , iniciados da Nação Ketu
muzenza = filho do vodun , iniciados da Nação Angola
tó = banho
zandro = cerimônia Jeje
sidagã = auxiliar da Dagã na Cerimônia a Legba
zerrin = ritual fúnebre Jeje
sarapocã = cerimônia feita 07(sete) dias antes da festa pública, para a  apresentação do(a) iniciado(a)  no jeje

sabaji = quarto sagrado onde fica os assentos dos Voduns
runjebe = colar de contas usado após 07(sete) anos de iniciação
runbono = primeiro filho iniciado na Casa Jeje
rundeme = quarto onde fica os Voduns
ronco = quarto sagrado de iniciação
bejereçu = cerimônia de matança

 

 

LINGUAGEM NO CANDOMBLÉ DO KETU

Abô e Oubikó = carneiro
Coquém e Sacuê = galinha d’angola.
Adié = galinha.
Uabaodié = galinha, galo.
Malu = boi.
Aban-malu = vaca.
Ifé e Olofu = gato.
Akokorô = galo.
Pekeié e Apepeié = pato.
Exie atabexi = cavalo.
Patapá = burro.
Ajaú e Adiaia = cachorro
Eran e Abô = carneiro.
Aledá e Ledé = porco.
Agutan = ovelha.
Euré = cabra.
Taleu-taleu = peru.
Ajapá e Logozé = cágado.
Adjiniju = elefante.
Ouê-êyá = rabo grande.
Koji = leão.
Zamba = elefante.
Xenimi e xenifidam = sapo.
Abô-agutam = ovelha.
Oguri = peixe.
Eiyele = pombo.
Alodé = periquito.
Ohá e Dudô = macaco.
Ará = corpo.
Ory = cabeça.
Ipakó = nuca.
Etu = orelha.
Imum = nariz.
Iban = queixo.
Irun = cabelo.
Irun-ban = barba e bigode.
Efin = dente.
Eeté = lábios.
Apá = braço.
Qué = mão.
Esse e Alessé = pé.
Itankó = coxas.
Idi-cu = ânus.
Kitaba e Ebeu = vagina.
Éepã = testículo.
Ogungum = osso.
Enum = boca.
Erã e Ancê = carne.
Ejé = Sangue.
Euú e oju = olhos.
Okan = coração.
Eigiká = ombros.
Obó = nádegas.
Akô = macho.
Abam = fêmea.
Mulembu = dedo.
Rivenum = barriga.
Utensílios Família
Ilê = casa.
Ajaké e Tapacê = mesa.
Jajá = esteira.
Egui = carvão.
Nlê = teto.
Anda = rede.
Tainguém = mesa.
Tânta-laiá = lâmpada, luz, clarão.
Jará = quarto.
Aputi = banco.
Ilê-ageun = cozinha.
Cumbaú = cama.
Idiôçu = cadeira.
Ajeké-neulune = fogão.
Teçu = candieiro de querosene.
Odu-ikekê = panela grande.
Itá = travessa, tigela de louça vidrada.
Obé-farÁ = faca tridente ou garfo tridente ou lança tridente.
Ikkô = panela.
Obé = faca.
Oberó = alguidar.
Obé-nuxo-inxó = faca de ponta.
Babá-nla = avó, patriarca.
Babassá = irmão gêmeo.
Aua-mete = tio.
Okorim = esposo, marido.
Yá-lé = mulher favorita.
Omâm omoborim = filho.
Babá = pai.
Bi-egun = viúva.
Okebiã = noivo.
Obirim = esposa, mulher.
Mô-obirim e obirim-mim = minha mulher.
Exi omobirim = filha.
Ya-nla = avó.
Muturi = viúva.
Yá = mãe.
Ikobassu = solteiro.
Oko-Okorim = homem.
Ô-madê = menino.
Tata-mete = primo.
Okuamuri = casado.

Vestuário
Cores
Axó = roupa.
Ubatá = sapato.
Abatá e batá = sapatos.
Filá = gorro, capuz de Obaluayê.
Akêtê = chapéu.
Ojá = fita, faixa.
Peké-pe’é = chapéu-de-sol.
Axó-dudu = roupa suja.
Abadê = toalha.
Dudu = preto
Fin-fun, mandulé = embombo e puti-branco.
Obádo = verde.
Eivikei = vermelho.
Okâm = azul.
Mucumbe = roxo.
Kiobambo = amarelo.

Bebidas Bebidas
Omim = água.
Otin-nibé = cerveja.
Otin-dudu = vinho tinto.
Otin-fum-fum = aguardente.
Oin = mel
Aluá =  bebida  feito de rapadura com casca de abacaxi ou tamarindo.
Xeketé = milho e gengibre.
emeium = feito com epô.
furá = feito com diversas frutas.

 

CARGOS E FUNÇÕES NO CANDOMBLÉ BANTO

 


Tata Ria Inkice =Zelador - Pai 
Mameto Ria Inkice =Zeladora -Mãe
Tata Ndenge =Pai pequeno
Kixika Ingoma =Tocador
Tata Kambono =Ogan
Tatta Kivonda =Aquele que sacrifica os animais
Kinsaba= O que colhe folhas
Kikala Mukaxe =Filho de santo 

Tata Utala =Herdeiro da casa 
Dikota =Ekedi 

Kijingu/=Cargo 
Tata Unganga =O que
joga búzios 
Zakae Npanzo =Troncos de árvores colocados nas portas dos santos 
Munzenza= Iniciado 
Ndunbe =Abian 
Vumbi =Egun 
Dizungu Kilumbe= Saída de santo 
Dimba Inkice =Obrigações oferecidas aos Santos 
Kumbi Ngoma =Dias de toque 
Kufumala= Defumação 
Dizungu Nlungu= Ordem do barco: 
Kamoxi=Rianga 
Kaiai =Kairi 
Katatu =Kairi 
Kakuãna= Kauanã 
Sukuranise = Troca das águas nas quartinhas
Kota = Filhos com mais de 07 anos de feitura

POR: VLATIMA
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