segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O JAGUM ORIXA AGBARÁ ESÉ EGI IROKO


O JAGUM ORIXÁ AGBARÁ ESÉ EGI IROKO

 




Em algumas Nações de Candomblé o Jagum Orixá é cultuado como uma qualidade de Omolú, por causa da Lenda e Itans que diz: Era um Guerreiro dos Exércitos de Obatalá e foi enviado às Terras de Omolú para lutar pela Paz em nome de Oxalá.

O culto a jagun, surgiu no Ekiti e fon , que é chamdo de Orixá Funfun, por isto  Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolu, Contas as Lendas e os Itans, que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú, mas também nas terras de Ifé (Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osayan). Pela ordem ,  Jagun responde no Odú Ejionilê (oitavo Odu) Odú regido por Oxaguiã, Odú, em que também respondem outros Guerreiros Brancos como Ogunjá e Oxaguiã Ajagunãn. Pela hierarquia de chegada dos odus, o culto a Jagun nasce no Odu Okaran.

Os filhos de Jagun, tem aparência jovem, são autoritários, vivem com grandes esperanças,  sempre apaixonadas,  sonhadoras(es), sofrem e fazem o que podem para ajudar e proteger seus afetos. Mas não aceitam ser repudiados ou sofrerem algum tipo de traição,  se tornando  vingativas(os) e amargas(os). Contem todo a força de   guerreiras e lutam até o fim das batalhas, as pessoas de Jagun, às vezes, preferem se isolar  em lugares ou ambientes calmos e tranquilos. A característica  dos filhos de Jagun é um mistura das personalidades dos Orixás Ogun, Omolú e Oxaguiã.

JAGUN- PALAVRA YORUBÁ (GUERREIRO, SOLDADO)
Jagun é um Orixá ambicioso e busca conquistar posição, mesmo sendo um  Orixá Funfun (branco).
Cultuado como Santo de Guerra, (santo quente).

Seu Símbolo=  uma lança prateada na mão, um facão ou adaga
Vestimenta = Veste branco e carrega um Ofá nas mãos
Colares = contas brancas rajadas de preto. As vezes , pela sua qualidade, coloca-se entre as contas rajadas uma branca.somente de branco.
Usa  também contas = contas feitas de búzios e marfin.

O Orixá Jagum é muito ligado a Obatalá, tem caminhos com Oxaguiã, Ogunjá , Ayrá, yemonjá, etc..
Carrega consigo o Odú Ejionilê. Por ser  Orixá Funfun (branco) não se usa  azeite de dendê para este orixá  e sim azeite doce , banha de ori, adin e as vezes mel e também a banha de Ori.
Oferendas =  todas as comidas brancas como:  pipocas, estourada na areia, bolas de inhame cozido, bolas de arroz, acaçá, obi funfun (claro). come também do Ebô (canjica) de Animais = Tem que ser todos brancos, pela ligação com o rei do pano branco Obatalá .
Finalidade = Usa seus simbolos e dança contra feitiçarias, malefícios e abre os caminhos de quem precisa. 
Dança = Jagum dança com os orixás dança; Ogun, Oxaguiã e Oxalufã. É uma dança de Guerreiro, com gestos de lentos, até ficarem agitados.

 

 

OS CAMINHOS DE JAGUM

1) Jagun Arawê = caminha com  Ossayn e Oxaguian

2 )Jagun Igbonan =  caminha com Ayrá,Oya e Obá

3) Jagun Algbá = caminha com Exú, Oxaguian, Oxalufan e Oxun Yeye Ayalá

4) Jagun Ode = caminha com  Odé Inlé, Ogun Jáe todos os caçadores

5) Jagun Agbá funfun = caminha com  Oxalufan, Iyemanjá e Oxun

6) Jagun Seji Onan ou Ajoji = caminha com  Exu e Ogun

Folhas de jagum = Algodão, saião, fortuna. folha de obi, folhas de iroko , folhas oguegue e todas folhas de Oxalá.

vai recebendo moedas depositadas As pessoas que estão presentes,  em que cada um dança para o egum, vão depositando moedas. Cerimônia triste, seguida de um som abafado de um pote de cerâmica, usando leques de palha, batendo na boca do pote e duas cabaças grandes, viradas dentro de alguidares com água e fazendo o som, com batidas de varetas aguidavis.


Todos que estão presentes neste culto devem usar folhas de mariô, dendezeiro, colocadas no pulso, para se proteger dos eguns.
Após o culto, tudo que foi usado no ritual , vai junto com o morto.
Somente no quarto reservado, o falecido é representado por potes de barro ou cerâmicas virgens, podendo , se for o caso, fazer assentamento futuro do espírito, junto com outros antepassados da religião.
Dependendo do carrego, alguns tereiros, repretem o ritual do axexê , após 30 dias, ano ou 7 anos, se foi um Babalorixá ou Yalorixá.

VOCABULÁRIO NO CANDOMBLÉ:

Èmí = Espírito, criado por Olodumaré 
Ará = corpo físico criado por Obatalá 
Arayé = ser humano 
Enikéji = o corpo espiritual em coexistência com o ará(corpo físico). 
Iyè = memória 
Iyè-emí = memória espiritual e eterna. 
Iyè-apò = memória passageira, sendo assimilado pelo iyè-èmí após volta ao Orun. 
Orí = tem 2 sentidos: cabeça e destino. 
Orí (cabeça) = existe tanto no ará, quanto no emí, tendo em seu interior o iyè. 
Orí (destino) = criado por Ajalá,  destino escolhido pelo emí. 
Ipín =  parte retirado de um todo. Todo ser humano é uma parte de sua materia ancestral. O próprio Orí-destino (odù)é um ipín dos odu de Ifá. 
Igba-Orí = assentamento do Orí .
igba-ará-orí = quer dizer o conjunto de coisas que representa o homem.

Este texto é um pouco do conhecimento, que passo a vocês, para melhor entenderem os  rituais sagrados do Candomblé e o respeito que devemos ter a essas forças dos orixás.

"MUITA LUZ PARA TODOS"


POR: VLATIMA
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