sábado, 8 de setembro de 2012

AS ENTIDADES CABOCLAS


AS ENTIDADES “CABOCLAS”



“CABOCLA CACHOEIRA”

Cabocla Cachoeira trabalha na linha de Oxum servindo as entidades de Xangô e Oxum. Quando vem na linha de Oxum não fala, somente canta, como as caboclas de Oxum limpando o astral do ambiente e das pessoas. Quando vem na vibração de Xangô são amorosas, porque é chamada de “Orixá Menina do Amor” regida por Oxum. 
O horário da Cabocla Cachoeira é sempre ao amanhecer,adora os raios solares penetrando nas matas e nas águas,ficando envolvida neste brilho de Luz que reflete nas águas.



“A CABOCLA “PRINCESA CAYÇARA” 
A Cabocla “Princesa Cayçara”, encarnada neste Plano Físico, pois era uma Cabocla que vivia na mata selvagem, e comandava uma grande tribo, por isso seu nome é de origem indígena “CAYÇARA”.
Naquela tempo havia muitas guerras entre tribos de índios guerreiros, que eram rivais da Cayçara e de seu Povo, que eram  perseguidos e tentavam exterminá-los.
Certo dia, Cayçara teve uma visão, e por intuição começou a esconder seu Povo nas matas, prevendo a chegada desses guerreiros selvagens.
Para defender o seu povo Cayçara ficou para  enfrenta-los sozinha,mas já sabia que seu destino era a morte pelos  rivais de sua tribo, sedentos de ódio, de maldade, de destruição.  Eles a maltrataram, fazendo-lhe muitas crueldades, terminando por sacrificá-la em uma roda de fogo e assim desencarnou.
A tribo da Cabocla Cayçara,perdendo a sua líder, se espalharam para sobreviver. E agora a Princesa Cayçara, está a reuni-los  no plano espiritual, nesta missão.
O símbolo da Falange das Cayçaras é Estrela Cadente, que são bordadas nas roupas dos filhos de santo, que recebem estas entidades, mostrando as suas origens. 
As Caçadoras do Espaço vão aos Vales das Sombras, às Cavernas e, onde estiver uma Cayçara, com sua rede magnética, estará ao seu lado um Cavaleiro da Falange de Ypuena.
As Muruaicys seguem sempre na frente abrindo os portões magnéticos desses lugares (Vales das Sombras e Cavernas), onde encontram aqueles Espíritos que “por sua força e ferocidade, são Espíritos deformados pelo ódio, por sua vibração negativa, que apresentam formas animalizadas e até monstruosas”.
Para conquista-los as Muruaicys se aproximam, jogando seu charme e cantando mantras bonitos e envolve de luz aqueles Espíritos, que estão do lado de dentro dos portões , nos negros abismos, das chamas ardentes, dos vales negros, sem luz.
Os Espíritos ficam encantados ou hipnotizados, pela beleza e são atraídos por aquele encanto, deixando-se levar e se aproximando dos portões, sem perceberem, quando pensam em se afastar, aparecem as Guias Madalenas que fazem no etérico, em frente aos portões, um poço de lama.
É uma lama pegajosa, de cor escura, repelente, onde elas (Madalenas) se jogam, transformando-se, mudando sua roupagem e ficando irreconhecíveis, semelhantes a esses Espíritos que as confundem e, na tentativa de agarrá-las, pensando serem elas da mesma condensação, são surpreendidos e aprisionados pelas redes magnéticas lançadas pelas Guias Cayçaras, não escapando nenhum.
As Guias Cayçaras invocam a presença e a Força do Cavaleiro da Lança Vermelha, do Poder da Cura Desobsessiva dos cegos, dos mudos e dos incompreendidos, para ajudá-las a transportar esses Espíritos até a Estrela Candente.
Nossa Mãe Clarividente nos pedia sempre em reuniões, que lutássemos juntas, unidas, com as mentes elevadas a JESUS Divino e Amado Mestre, para que em hipótese alguma viéssemos Nunca magoem ou decepcionem, nenhuma cabocla, principalmente a “Princesa Cayçara”, porque ela já sofreu muito em terra. 
“CABOCLA IARA”

A cabocla “Iara” é a deusa tupi-guarani encantada das águas doces, cultuado pelo povo indigêna, é a deusa mais ligada a Mamãe Oxum. A Cabocla Iara é uma cabocla muito conhecida na Umbanda, alguns afirmam ser irmã da Cabocla Jurema, o que se sabe é que esta entidade é uma das falanges da linha de Oxum, cabocla de genio bem forte e de linha de cura,seu grito é como se fosse um passaro.
A cabocla Iara ou Uiara (do tupi senhora das águas) ou Mãe-d'água, segundo o folclore brasileiro, é uma sereia. De pele morena clara e cabelos negros, tem olhos verdes e costuma banhar-se nos rios, cantando uma melodia irresistível. Os homens que a vêem não conseguem resistir a seus desejos e pulam nas águas e ela então os leva para o fundo do rio, de onde nunca mais voltam. Adora aparecer as noite de Luar e entoar a sua canção de encantamento.
Dizem que “a Iara, Mãe d’Água” , vive nos encantos  do fundo dos rios e atrai os moços e os fascina ,com a beleza de seu rostos, à flor das águas e deixando submersa a cauda de peixe.  Para aumentar o estado de encantamento canta belas melodias com umsom maravilhoso. Convida-os a irem com ela para o fundo das águas do rio, para mostrar a sua moradia. Onde só a felicidade.
Pontos Cantados
“Iara, deusa sagrada”
dos rios, dos manjerais
Iara, deusa sagrada
flecheira de Oxalá
nas matas que ela domina
não deixa filhos tombar
Oh Juremá, lara lara lara
Oh Juremê lere lere lere
Oxum lá nas cachoeiras
nas águas de Oxalá
Cabocla das Cachoeiras
É sereia em alto mar

Oh Juremá, lara lara lara
“Oh Juremê lere lere lere”




OS ORIXÁS E OS(AS) CABOCLAS(OS)


Iemanjá: 

1. Ondinas - Naná 
2. Caboclas do Mar - Indaía 
3. Caboclas do Rio - Iara 
4. Marinheiros - Tarimã 
5. Calungas - Calunguinhas 
6. Sereias - Oxum 
7. Estrela Guia - Maria Madalena 

Oxosse: 

1. Urubatão 
2. Araribóia 
3. Caboclo das Sete Encruzilhadas 
4. Peles Vermelhas - Águia Branca 
5. Tamoios - Grajaúna 
6. Cabocla Jurema 
7. Guaranis - Araúna 

• Xangô: 

1. Inhançã 
2. Caboclo do Sol e da Lua 
3. Caboclo da Pedra Branca 
4. Caboclo do Vento 
5. Caboclo das Cachoeiras 
6. Caboclo Treme-Terra 
7. Pretos Guinguelê

•Ogum: 

Praias - Ogum Beira-Mar 
Matas - Ogum Rompe-Mata 
Rios - Ogum Iara 
Das almas - Ogum Megê 
Encruzilhadas - Ogum Naruê 
Malei - Ogum Malei 
Povo de Canga - Ogum Nagô 
Povo Africano (Pretos-Velhos) 
Povo da Costa - Pai Cabinda 
Povo de Congo - Rei Congo 
Povo de Angola - Pai José 
Povo de Benguela - Pai Benguela 
Povo de Moçambique - Pai Jerônimo 
Povo de Luanda - Pai Francisco 
Povo de Guiné - Zum-Guiné






Por: Vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com
Por celular: (11) 9695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário