sexta-feira, 12 de outubro de 2012


O QUE É NKISI OU MIKISIS(PLURAL)

 


 

ÁFRICA

Nas lendas dos povos de língua kimbundu,  de origem ao Norte de Angola. O Deus  supremo e Criador, reverenciados por ele é “Nzambi ou Nzambi Mpungu” e  abaixo dele estão os Inkices (do kimbundu Nkisi ou (plural) Minkisi ou Mikisi são os  receptáculos das divindades). As  Divindades da mitologia Bantu,  esse deus corresponde à” Olorun e os Orixás da mitologia Yoruba e do Candomblé Ketu.

 

NO BRASIL

Os principais Mukisi (plural de Nkisi) no Brasil são:
Os “Aluvaiá, Pambu Njila” = Qu são os  intermediário entre os seres humanos e o outros Mukisi(divindades), é ele quem percorre todos os caminhos e encruzilhadas. Sendo uma divindade quardiã, Pambu Njila protege a Inzo (casa). Senhor da fecundação. Em algumas casas de culto a essa divindade, tem  quem afirme a existencia de outra divindade feminina no culto aos familiares de Pambu Njila, sendo ela denominada de “Panjira ou Vanjira”.

Os Nkosi, Hoxi Mukumbe = São os  Nkisi de guerra e Senhores  das estradas de terra.  Os Mukumbe, Biolê, Buré são FAMILIARES desta divindade Nkisi.
Os Ngunzu = São os que trazem as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem no meio das profundezas das matas, onde tem o dominío nas áreas onde o sol não consegue penetrar.

O Kabila = É o caçador pastor,  cuida dos rebanhos de Mutalambô, Também é um Nkisi ligado a floresta.
O Mutalambô, Lambaranguange= É Caçador, vive em florestas e montanhas, Nkisi de comida abundante.
O Gongobira ou Gongobila= Caçador jovem e pescador.
O Katendê = Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.

Os Nzazi, Loango = São o próprio raio, faz a  justiça aos seres humanos.
OKavungo, Kafungê ou Kafunjê, Kingongo, Kafundeji= Nkisi da varíola, das doenças de pele, da saúde e da morte.
O Nsumbu = É o Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Congo.
O Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa ou Hangolo Menha (feminino) = nos auxilia na comunicação entre os seres humanos e as divindades (seu simbolismo é uma cobra).

O Kindembu conhecido como Tempo= É o Rei de Angola. Senhor do tempo e estações. É representado em todas as  casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca.
O Kaiango = Têm o domínio sobre o fogo.
O Matamba, Bamburusema, Nunvurusemavula= Guerreira, comanda os mortos (Nvumbe).

A Kisimbi, Samba_Nkisi = É a grande mãe; Nkisi de lagos e rios.
A Ndanda Lunda =  Didindade aguatica, ele é Nda (do Kibundu) ou Ndanda e nobrissima de Lunda, chamada de Ndanda Lunda = Senhora da fertilidade, e da Lua, muitos a confundidem com Hongolo e Kisimbi.
A Kaitumba, Mikaiala, Koku'eto =  Nkisi do Oceano, do Mar (chamdo de a Kalunga Grande).
A Nzumbarandá =  A mais velha das Nkisi, ligada com a  morte.
A Nvunji =  A mais jovem do Nkisi, Senhora da justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.

O Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Nkasuté Lembá, Gangaiobanda=  Ligado  à criação do mundo.
O Deus supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu = abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, divindades da Mitologia_Bantu. Essas divindades se assemelham a Olorun e Orixás da Mitologia Yoruba, e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.





MITOLOGIA BANTU

 

As referências dos Jinkisi/Akixi e  aos Orixás yorubá mais conhecidos, para  entendermos  estas semelhanças como caminhos de sabedoria e elevação espiritual para todos, e não como individualidades.
No Brasil os cultos que prevalecem nos candomblés Angola, Congo= São os
Os mais velhos trouxeram cantigas, rezas, tudo em Quimbundo e Quicongo (algumas também em Umbundo e outros dialetos). Muita coisa se perdeu até mesmo por ter  a ligação  com as tradições Jeje nagô, que foi em um pouco, prejudicial para as tradições bantu.
Não estou dizendo que um é mais certo que o outro ; o sentido é que,  cada tradição deve ser mantida e respeitada, pois faz parte da história da própria humanidade, de como ter organização, como se desenvolver , nas palavras e de como nos organizamos como sociedade, etc. 
Antes tínhamos um culto primitivo comum que com as distâncias das eras e também geográficas foi se modificando e incorporando novos elementos. Isto, foi muito bom, pois aumentou a sabedoria e elevação espirituais dos povos de várias nações.
Alguns povos bantu chamam o Deus “NZAMBI MPUNGU” de Deus de Sukula outros de Kalunga e outros nomes ainda existem mais codinomes associado a estes.
O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias, em beira de rios, embaixo de árvores, ao redor de fogueiras. Não tem representação física, pois os Bantu o concebe como oincriado, o que representa-lo seria um sacrilégio, uma vez que Ele não tem forma.
No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo.

Origem: Wikipédia

POR: VLATIMA
E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR: (11) 99695-1227-BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário