sábado, 25 de agosto de 2012

OBALUAÊ/OMULU


OBALUAÊ / OMULU
   




Obaluaê é  Ayiê (terra), ou seja, “Rei, senhor da Terra”. Omulu também é uma flexão dos termos: Omo (filho). Este Orixá traz a saúde e a doença, conforme os perdidos feitos a  ele. Meu conselho é, como Omulu e Obaluaê são muitos sábios, não abuse em fazer pedidos maléficos, pois Eles podem se revoltarem.

Obaluaê, o mais moço, viril, o guerreiro, caçador, lutador, sempre cuidando da saúde, tanto das pessoas como também dos animais.
Omulu o mais velho, é o sábio, feiticeiro, guardião. Porém, ambos têm a mesma regência  e influência, são ligados pela mesma força da natureza.

Obaluaê (ou Omulu) Orixá da medicina e da varíola, é o Sol, os raios e o calor do astro rei. É o Senhor das pestes, das moléstias contagiosas, depende da força em que estiver trabalhando.. É o Rei do interior da Terra, e é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha – da - Costa). São os Orixás da Misericórdia.

Para os humanos é proibido ver seu rosto, ( é deformado pela doença que o molestou em vida), e por este fato é que  devemos ter muito respeito por  este poderosíssimo Orixá.
Obaluaê sintoniza-se com o organismo e no seu funcionamento. Nas infecções e dores que causam o mal funcionamento dos órgãos ou queimadura externas.

Obaluaê rege a saúde, os órgãos e o funcionamento destes. É comum, nas Casas de Santos, se realizar os Ebós de Saúde, que é feito para trazer a cura ao corpo doente da
Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá que vem como emissário de Oxalá, para buscar o espírito desencarnado. É Obaluaê (ou Omulu) que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquela alma.

Obaluaê está presente em nosso dia-a-dia, em hospitais, todos os locais onde é relacionado com doenças. Sempre pronto a nos curar de qualquer mal ou aflição. Rege aqueles  que tem problemas mentais, perturbações nervosas ou espirituais.






Mitologia


Omulú foi criado por Iemanjá,mas é filho de Nana.
É o irmão mais velho de Ossãe, Oxumarê e Ewá; Orixá  Jeje, mas reconhecido e louvado em todas as nações.
Conta-se que, uma vez esquecido por Nanã, fora criado por Iemanjá, que curou das moléstias. Cresceu forte, desenvolveu a arte da caça, tornando-se guerreiro e viajante.


Quando chegava as aldeias, com o rosto coberto de palha, era barrado pelos aldeões com medo das moléstias contagiosas.
Sempre o expulsavam  quando chegava nas tribos, para pedir água e comida e prosseguir sua viagem. Os aldeões da época o chamavam de Xapanã.


Sempre sozinho, ficava no alto dos morros pensando o que fazer e assim o tempo foi passando. Quando aconteceu um imprevisto nas aldeias, dores e doenças começou a acontecer e Xapanã, vendo tudo, nada fez. Pois era sempre expulso quando se aproximava.
Aos poucos as mortes começaram a acontecer e outros enlouqueciam


Não suportando mais, o dirigente da aldeia,  vendo que Xapanã, que continuava do alto do pequeno morro, foi até ele , atirou-se ao chão e suplicou o seu perdão em nome de Olorun.

Xapanã levantou, desceu até a aldeia e pisou na terra desta, começou a tocar nos alimentos, na água e na cabeça de cada pessoa da aldeia os curando e tocando os mortos , que voltaram a vida. Desde então sua fama se espalhou e em cada aldeia que se aproximava para pedir água e comida , era prontamente atendido e louvado com as palavras”Xapanã, Obaluaê, Rei da Terra”.


“Senhor poderoso da Terra Obaluaê e Omulu”,
“Peço  suas benção e nos de saúde sempre”
“Atoto Obaluaê, Atoto Omulu”
“Grandes Senhores daTerra”
“Atoto”


Características:

Dia: segunda feira
Data: 13 ou 16 de agosto;
Metal: chumbo;
Cor: preto e branco  e ou preto, branco e vermelho;
Partes do corpo: a pele e os pulmões e áreas abdominais.
Símbolos: xaxará ou íleo


COMIDA DE OMOLU E OBALUAYIÊ
Doburu:

Material Necessário:
Milho Alho ( para pipoca ) ou milho vermelho,
Areia da praia
01 vela branca
01 alguidar n° 02


Como preparar:

Numa panela(preferência de barro ou ferro), quente com areia da praia, coloque o milho, quando a areia esquentar o milho vai estourar e já estará pronto.
Por no alguidar e acenda 1 vela branca fazendo os seus pedidos.


Outra receita:

Material:

Feijão Preto
Cebola
1/2 K de Camarão Seco
Azeite-de-dendê
01 vela branca
01 alguidar n° 02

Como preparar:

Cozinha-se o feijão preto, só em água, após coe e coloque em outra panela Um pouco de dendê e refogue a cebola ralada, junto por o camarão. Esta pronto e coloque em um alguidar e acenda uma vela branca, fazendo o seu pedido.


Outra receita:

Aberém 
É um prato típico da cozinha da Bahia.
bolinho feito de milho ou arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. No candomblé, é utilizada como comida-de-santo, sendo oferecida a Omulu eOxumaré.

Outras comidas: 
DE OBALUAÊ e OMULÚ:  feijão-fradinho, bisteca de porco, buruku e Eko
“ATOTO OBALUAÊ”
“ATOTO OMULÚ”


Por: Vlatima
Consultas por e-mail: vlatimavandragan@hotmail.com

Um comentário: