OS CANTOS DO CANDOMBLÉ DO KETU E ANGOLA
Este ritual, que passo a vocês é sobre o Candomblé de Angola,
apesar que hoje em dia este rito, pode ser usados em outros barracões.
Como o ritual com ekodidé‚ que é mais usado nos Candomblés Bantu,
Nagô, etc.. Porque para o Candomblé de Angola, não à necessidade do uso do
ekodidé e celebram através do vunge, ligando ao nascimento do orixá.
No ritual do Candomblé Angola se começa a cantiga, após entrar
no barracão:
"Saki di lazenza é maió”
”Ê vunge ke sá"
”Ê vunge ke sá"
Assim é a saída de um iniciado, quando o orixá é levado para o
centro do barracão, por um ebomi, sempre tocando um adjá. Todos ficam em silêncio,
apenas se houve o som do adjá, até que o Orixá dá o grito e fala seu nome. Quando
isto acontece, inicia os atabaques e todos os Orixás virão e gritam os seus
"Ilás"; os atabaques começam a tocar em um ritmo mais acelerado da
vamunha ( música de ritmo acelerada para a entrada e saída de Orixá).
À várias cantigas
de "saída do rum", que são feitas assim:
Usada mais no
ritual do CANDOMBLÉ DO KETU:
“É,
AUN BÓ, KE WA Ô- KE WA JÔ”
OUTRA CANTIGA, TAMBÉM NO KETU:
”KIN KIN MAIÔ”
“KORO WA NIXÉ Ô”
”AGÔ- AGÔ LONÔ
“AGÔ LONÃ DIDÉ WA AGÔ”
CANTIGA USADA NO
CANDOMBLÉ DE ANGOLA
“ A KI ME MENSUÊ”
“DA MUXIMBA DUMDA”
“ME KETENDO JÔ”
“XIBEN GANGA”
Este momento dentro do barracão, é de alegria, com danças vê movimentos de giros rápidos; enfim é
maravilhoso, para quem assiste e tem uma energia contagiante.
Com o passar da cantiga a saída do Orixá, começa-se as cantos (rum) para cada Orixá presente. As Danças características de cada Orixá, com seus movimentos que só Ele pode fazer , é impressionante e belo. Após toda a saudação, começa, então a cantiga de retirada do Orixá (o Rum), se despedindo do povo e indo se recolher, que no Candomblé do Ketu, é assim:
Com o passar da cantiga a saída do Orixá, começa-se as cantos (rum) para cada Orixá presente. As Danças características de cada Orixá, com seus movimentos que só Ele pode fazer , é impressionante e belo. Após toda a saudação, começa, então a cantiga de retirada do Orixá (o Rum), se despedindo do povo e indo se recolher, que no Candomblé do Ketu, é assim:
“AÊ IAÔ”
”GUERÊ NU PA ME Vô”
”GUERÊ NU PA ME Vô”
“GUERÊ NU PA ME VÔ”
“GUERÊ NU SE BE WA”
Esta cantiga é
para a retirada do novo Orixá, que se apresentou, os outros Orixás ficam; e se
retiram com outra cantiga. Isto é uma cerimônia completa e bem feita DO Candomblé
do Ketu, para as retiradas dos ebomis, que na religião é assim:
“EBOMI LA URÊ ”
“AÊ-AÊ-AÊ”
“EBOMI LA URÊ ”
Tudo isto acontece durante o xirê, pois se
tem uma ordem de cantigas. O xirê é uma
ordenação de cantos de cada Orixá , seguindo uma hierarquia dentro da Nação,
como:
01=Exu ( o intermediário)
02= Ogum ( dono
dos caminhos)
03=Oxossi ( irmão de Ogun,ligado àcaça e da pesca)
04=Obaluaê (orixá
da cura das doenças)
05= Ossain (dono
das folhas que curam)
06=Oxumarê (é
ligado com Xangô)
07=Xangô (deus do
trovão e do fogo)
08=Oxum (esposa
de Xangô)
09=Logun-Edé (o
filho de Oxum com Oxossi)
10= Iansã (ligada
a Logun-Edé)
11=Obá (em muitas
casas é irmã de Iansã e terceira mulher de Xangô)
12= Nanã (a mais
velha das iabás)
13= Iemanjá (a
dona das cabeças e esposa de Oxalá)
14= Oxalá (o senhor de toda a criação).
Esta hierarquia, se modifica de barracão em barracão e de
Nação para outra Nação. Algumas nações, gostam de fazer a hierarquia, pela
ligação de Orixá para Orixá; outros pela Hierarquia relacionada com as famílias
dos antepassados.
O importante para mim é o respeito a cada Orixá , o toque
certo e cantigas corretas de saudação da entrada e saída de cada um. Com muito amor
e devoção, nada sai errada, isto,é uma forma de pensamento meu; outros podem não
achar correto; enfim, passo este conhecimento, para vocês não ficarem confusos,
quando visitarem barracões e verem chamadas de Orixás em outra sequência.
O primeiro a ser louvado é o canto
para Exu, o toque começa pelo padê, e só termina até arriar no local certo e
voltar ao barracão; o canto é usado, mais no Candomblé do Ketu, sendo que, já
vi em outras Nações ,
também e para isto canta-se assim:
"EMBARABÔ- AGÔ É MOJUBÁ”
“EMBARABÔ – AGÔ É MOJUBÁ”
“OMODE AGÔ COECÓ”
“WXÚ MARABÔ- AGÔ É MOJUBÁ”
“LEBARÁ EXU ONÃ- MOJUBÁ”
Já na Nação
Angola, em alguns barracões as cantigas, do início do padê é assim:
NA PRIMEIRA
ORDEM, CANTA-SE:
”É GIRA MAVAMBO”
“RECOMPENSA Ê Ê Ê”
”RECOMPENSA A A A”
”RECOMPENSA A A A”
NA SEGUNDA ORDEM, CANTA-SE:
“EXU É APAVENÔ
“EXU É APAVENÔ
“MORA NO AUÊ”
“MORA NO AUÊ
NA TERCEIRA ORDEM, CANTA-SE:
”POMBOGIRA KE JÁ KE
JANJE”
“POMBOGIRA JÁ KU
JANJÊ”
“AIRÁ O LÊ LÊ ”
“É BOMBOGIRÊ”
Cantiga para dar oferenda e começar a cerimônia:
“ALUVAIA VEM TOMÁ
XOXÔ”
“ALUVAIA VEM TOMÁ
XOXÔ”
’SAI DAQUI ALUVAIÁ”
’SAI DAQUI ALUVAIÁ”
“QUE AQUI NÃO PÉ O
SEU LUGAR”
“AQUI É CASA SAGRADA”
“É CASA DE ORIXÁ”
Após o encerramento do padê, começa os cântigos de “Limpeza”, com pemba, pólvora ou defumação, e canta-se:
“ O KIPEMBE”"
”O KIPEMBE WIZA”
”O KIPEMBE WIZA”
“O KASSAGUE EWIZA”
“D’ANGOLA O KIPEMBE”
OUTRO:
“PEMBA-AKASSAGE APOGONDE"
“PEMBA- AKASSANGE APOGONDE”
“Ô KIPEMBE”
Já nas festas, o toque é cantado,
conforme a estrutura do xirê, levando o xirê até o momento em que se canta para
o orixá festejado; que ao virar é levado para se vestir ao canto da vamunha. Este
Orixá, que é o festejado do dia , ao voltar para o xirê, canta-se assim:
NO
CANDOMBLÉ DO KETU
”AGO – AGO LONÔ
”AGÔ LONÃ DIDE WA DAGÔ”
”AGÔ LONÃ DIDE WA DAGÔ”
NO CANDOMBLÉ DE ANGOLA
“TOTE- TOTÉ DE MAIONGÁ”
“MAIONGONGUE”
No barracão, após a saudação e festejos do Orixá do dia,
no enceramento; recomeça, então, o ritmo normal do ritual e canta para Oxalá, que
vem dançando e encerrando o xirê.
Após todos os presentes , servem-se
do "Ajeum" (comida), sempre no ritmo do canto para o "Ajeum"; que é assim:
“AJEUN –AJEUN-AJEUN
BÓ”
Terminando os toques e cobrindo os
Atabaques com pano branco; representando a proteção de Oxalá.
POR: VLATIMA
E-AMIL: vlatimavandragan@hotmail.com
E-AMIL: wandragan@globomail.com
CELULAR: +55-11-99695-1227 - Brasil
Gostei de seu blog e de seus comentários
ResponderExcluirprincipalmente nesse momento.
Mas estou em dúvida quanto ao
Orixá Tempo (Nikissi ou Inkissi ouKitembo)
como é chamado na Nação Angola,ele não se
encaixou na ordem e ele é tido como Rei de Angola,
tanto que se levanta a Bandeira Branca na Árvore que
lhe representa amarrando um ojá branco formando um
laço em sua copa em forma de pano da costa.Onde ele
entra na ordem do Xirê?
reverênciar "Iroko" sendo o Pai do Tempo, como tambem à Mãe do Tempo (quenão sito em minha postagens) é de origem de cada Templo espiritual. se quero agradar à todos os Orixás..porque não agradar e agradecer sempre este Orixá? ou sómente fazo enfeite da Arvore na data D'Ele ( que de fato tem que ser feito) mas e o restante do ano? Para mim todos os Orixás e mentores devem ser reverência sempre, não sómente na data deles. Este é meu jeito de trabalhar e nunca tive problemas, Graças à todos Eles sempre me mantem á mim, minha casa e família protegidos e aparados. Obrigada pelo comentário. Muita Luz para ti e à todos. Vlatima
ExcluirIrmão makuyu o nkysse kytembo vem após nzaze
ExcluirBoa Noite, NADIA Mª. peço permissão ao dono do blog para te responder conformo se encontra.:
ResponderExcluirNa hierarquia de Angola o cargo de maior importância é para homem Tata Nkisi (tata de inquinces) e para mulher Mametu Nkisi (Mametu de inquices), e o Deus supremo é Zambi (Nzambi) ou Zambiapongo (Ndala Karitanga).
O Candomblé de Caboclo é uma modalidade desta nação, e cultua os antepassados indígenas. Há uma nação que faz parte do Batuque do Rio Grande do Sul que descende de Angola, que é a Cabinda.
Os rituais da nação Angola começam com o Massangá, que é o batismo na cabeça do iniciado; ritual de raspagem, conhecido como feitura de santo; ritual de obrigação de 1 ano; ritual de obrigação de 3 anos, onde muda o grau de iniciação; ritual de obrigação de 5 anos, com o uso de frutas, obrigação de 7 anos, quando o iniciado recebe seu cargo, é elevado ao grau de Tata Nkisi (zelador) ou Mametu Nkisi (zeladora). Após 7 anos de obrigações, será renovado a cada ano com o rito de Obi ou Bori, conforme o caso, e de 7 em 7 anos se repete as obrigações para conservar o individuo forte, se transformando em Kukala Ni Nguzu, que quer dizer um ser forte. Além dos búzios, outro sistema antigo de consulta é o Ngombo, no qual o adivinhador recebe o nome de Kambuna.
Os principais Nkisi são: Aluvaiá (também conhecido como: Nkuyu Nfinda, Tata Nfinda, Tona e Cubango), Bombo Njila(Bombojira), Vangira(feminino), Pambu Njila, Pambuguera; Nkisi Nkosi Mukumbe, Roxi Mukumbe, Burê; Nkisi Kabila, Mutalambô, Gongobila, Lambaranguange; Nkise Katendê; Nkisi Zaze (Nsasi, Mukiamamuilo, Kibuco, Kiassubangango) Loango; Nkisi Kaviungo ou Kavungo, Kafungê; Nkise Angorô e Angoroméa; Nkisi Kitembo ou Tempo; Nkisi Tere-Kompenso; Nkisi Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula; Nikisi Kisimbi, Samba; Nkisi Kaitumbá, Mikaiá; Nkisi Zumbarandá; Nkise Wunge; Nkisi Lembá Dilê, Lembarenganga, jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda; Nkisi Nwunji, Nkisi Kaitumbá, Mikaiá, Kukueto; Nkisi Ndanda Lunda; Nkisi Kaiangu; Kariepembe, Pungu Wanga; Kobayende; Pungu Kasimba; Nkita Kiamasa; Nkita Kuna; Lukankazi, Luganbe, Nzambi Bilongo; Mutalambô, Katalombô, Gunza, Nkuyo Watariamba;
Os cargos e divisão do poder espiritual são:
Mam’etu ria Mukixi - Sacerdotisa chefe (Angola)
Nengua ia Nkisi - Sacerdotisa chefe (Congo)
Tat’etu ria Mukixi - Sacerdote chefe (Angola)
Dise ia Nkisi - Sacerdote chefe (Congo)
Tata Kivonda - Pai sacrificador de animais (Congo)
Kambodu Pokó - Sacrificador de animais (Angola)
Muxikiangoma - Tocador de atabaque
Njimbidi - Cantador (Angola)
Ntodi - Cantador (Congo)
Agradeço muitop tua Luz e sabedoria Pai Fernando Gomes. Adorei abraços. Vlatima
Excluirolá,gostaria de saber se existem mp3 ou videos com os ilás dos orixás em ketu, queria aprender mais sobre os brados de cada orixá, mas especialmente de Jagun e de Iyewa, pois são confundidos com outros orixás, e eu gostaria de sabver como sáo os ilás de âmbos para eu mesmop tirar essas mitificações q o próprio oivi de axé coloca nos orixás e assim aprender mais. Desde já agradeço Orisá babá mi Osifuó
ResponderExcluirOla Isa Kayle, estes vídeos com os ilás de Iyewa e de jagun, para mim é um pouco proibido ainda; porem hoje em dia acha muitos vídeos na internet, mas não tenho tempo para ver. A verdade é que teria que estar em trabalhos referentes à estes Orixas para poder ver e ouvir melhor ok. eu não tive permissão de abranger sobre Eles ainda. Muita Luz . vlatima
ExcluirBom dia! As cantigas estão todas escritas erradas. Tanto as de Angola quanto as do Ketu. Infelizmente blog sem fundamento e sem noção da cultura bantu(Angola)e cultura yoruba(Ketu).
ResponderExcluirObrigado por ter mostrado a sua indignação, mas apenas quero deixar em pauta aqui o seguinte: Cada Templo de Nação segue as raízes e os preceitos da religião e não vou por tudo mastigadinho, porque a pessoa tem que estar dentro da religião , em giras, trabalhos e na roça paraa obter o aprendizado na cara e sofrendo como sofri; pois os ensinamentos vem com muitas tarefas à cumprir "Destino de todos os médiuns". As cantigas que cito acima são para mim verdadeiras e aceitam tão maravilhosamente bem e isso é o que importa para mim; Os Órixas aceitam e cuidam de nós e de outros que me procuram. A Essência é totalmente verdadeira. Abraços vlatima
ResponderExcluirQuem seria Oxalá Na nação Angola
ResponderExcluirLemba
ExcluirQual a verdadeira nação de oxalufan
ResponderExcluirKetu
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