O QUE
É NKISI OU MIKISIS(PLURAL)
ÁFRICA
Nas lendas dos povos de língua kimbundu, de origem ao Norte de Angola. O Deus supremo e Criador, reverenciados por ele é “Nzambi ou Nzambi Mpungu” e abaixo dele estão os Inkices (do kimbundu Nkisi ou (plural) Minkisi ou Mikisi são os receptáculos das divindades). As Divindades da mitologia Bantu, esse deus corresponde à” Olorun” e os Orixás da mitologia Yoruba e do Candomblé Ketu.
NO
BRASIL
Os principais Mukisi (plural
de Nkisi) no Brasil são:
Os “Aluvaiá, Pambu Njila”
= Qu são os intermediário entre os seres
humanos e o outros Mukisi(divindades), é ele quem percorre
todos os caminhos e encruzilhadas. Sendo uma divindade quardiã, Pambu Njila
protege a Inzo (casa). Senhor da fecundação. Em algumas casas de culto a essa
divindade, tem quem afirme a existencia
de outra divindade feminina no culto aos familiares de Pambu Njila, sendo ela
denominada de “Panjira ou Vanjira”.
Os Nkosi, Hoxi Mukumbe = São os Nkisi de guerra e Senhores das estradas de terra. Os Mukumbe, Biolê, Buré são FAMILIARES desta divindade Nkisi.
Os Ngunzu = São os
que trazem as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e
daqueles que vivem no meio das profundezas das matas, onde tem o dominío nas áreas
onde o sol não consegue penetrar.
O Kabila
= É o caçador pastor, cuida dos rebanhos
de Mutalambô,
Também é um Nkisi ligado a floresta.
O Gongobira ou Gongobila=
Caçador jovem e pescador.
O Katendê
= Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.
OKavungo, Kafungê ou Kafunjê, Kingongo, Kafundeji= Nkisi da varíola,
das doenças de pele, da saúde e da morte.
O Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa ou Hangolo Menha (feminino) = nos auxilia
na comunicação entre os seres humanos e as divindades (seu simbolismo é uma cobra).
O Kindembu conhecido como Tempo= É o Rei de
Angola. Senhor do tempo e estações. É representado em todas as casas Angola e Congo, por um mastro com
uma bandeira branca.
A Ndanda Lunda
= Didindade aguatica, ele é Nda (do
Kibundu) ou Ndanda e nobrissima de Lunda, chamada de Ndanda Lunda = Senhora da fertilidade,
e da Lua, muitos a confundidem
com Hongolo e Kisimbi.
A Nzumbarandá = A mais
velha das Nkisi, ligada com a morte.
A Nvunji
= A mais jovem do Nkisi, Senhora da
justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos
recolhidos.
O Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Nkasuté Lembá, Gangaiobanda= Ligado à criação do mundo.
O Deus supremo e
Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu
= abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi,
divindades da Mitologia_Bantu.
Essas divindades se assemelham a Olorun e Orixás da Mitologia Yoruba,
e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.
MITOLOGIA BANTU
As referências dos Jinkisi/Akixi e aos Orixás yorubá mais conhecidos, para entendermos estas semelhanças como caminhos de sabedoria e
elevação espiritual para todos, e não como individualidades.
No Brasil os cultos que
prevalecem nos candomblés Angola, Congo= São os
Pambu Njila - Nkosi - Katendê - Mutalambô - Nsumbu - Kindembu - Nzazi - Hongolo - Matamba - Ndanda Lunda - Mikaia - Nzumbá -Nkasuté Lembá - Lembarenganga.
Os mais velhos trouxeram
cantigas, rezas, tudo em Quimbundo e Quicongo (algumas
também em Umbundo e
outros dialetos). Muita coisa se perdeu até mesmo por ter a ligação com as tradições Jeje nagô, que foi em um pouco, prejudicial para as
tradições bantu.
Não estou dizendo que um é
mais certo que o outro ; o sentido é que, cada tradição deve ser mantida e respeitada,
pois faz parte da história da própria humanidade, de como ter organização, como
se desenvolver , nas palavras e de como nos organizamos como sociedade, etc.
Antes tínhamos um culto primitivo comum que com as distâncias das eras e também
geográficas foi se modificando e incorporando novos elementos. Isto, foi muito
bom, pois aumentou a sabedoria e elevação espirituais dos povos de várias nações.
Alguns povos bantu chamam
o Deus “NZAMBI MPUNGU” de Deus de Sukula outros de Kalunga e outros nomes ainda existem mais
codinomes associado a estes.
O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em
situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias, em beira de rios,
embaixo de árvores, ao redor de fogueiras. Não tem representação física, pois
os Bantu o concebe como oincriado, o que representa-lo seria um sacrilégio,
uma vez que Ele não tem forma.
No final de todo ritual
Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo.
Origem: Wikipédia
POR: VLATIMA
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OU MSN
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